Rumor: Snapdragon 830 com suporte a 8 GB de RAM e fabricação a 10nm pela Samsung

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2kxLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDU1MC9oZWlnaHQzMzAvaWQxNTc2NTMuanBn

O Snapdragon 820 ainda nem chegou ao mercado e já começam a surgir os rumores sobre o seu sucessor. Esta não é a primeira vez que ouvimos detalhes sobre o Snapdragon 830, onde anteriormente foi dito que o mesmo abrirá as portas para smartphones com 8 GB de RAM! Até o modelo já é de conhecimento, sendo o MSM8998 uma nova aposta da empresa que pretende manter a arquitetura Kryo estreada no flagship tão aguardado para 2016.

Enquanto o Snapdragon 820 será o primeiro SoC da Qualcomm fabricado a 14nm pelas mãos da Samsung, o Snapdragon 830 já dará um passo adiante rumo aos 10nm, como visto anteriormente. De acordo com uma fonte chinesa, usando uma conta na rede social Weibo, foi divulgado que realmente podemos esperar um novo SoC este ano fabricado a 10nm, mas que será produzido pela Samsung, mesmo que a sul-coreana ainda não tenha um prazo certo para iniciar a produção de chips com este nível de refinamento.

A parte mais curiosa é que a fonte afirma que o Snapdragon 830 contará com mais núcleos de processamento do que é encontrado em seu antecessor. Para quem não lembra, a Qualcomm criticou suas rivais por lançarem chipsets octa ou mesmo deca-core, alegando ser algo totalmente desnecessário para smartphones. No entanto, uma fonte anterior indicou que até poderíamos ver uma versão turbinada do Snapdragon 820 no segundo semestre do ano, vindo com oito núcleos Kryo para oferecer ainda mais desempenho para flagships até a nova linha ser lançada em 2017. Será que este não seria o Snapdragon 830?

Por fim, a nova fonte também reforça que o novo chipset terá suporte a até 8 GB de memória. Isso não quer dizer que veremos smartphones no começo de 2017 com tanta RAM disponível. Mas isso apenas deixa claro que se alguma fabricante tiver interesse em investir em um dispositivo móvel com tanta RAM, o Snapdragon 830 já deixa essa possibilidade aberta.

Quando veremos a novidade no mercado? Provavelmente apenas no primeiro trimestre de 2017. Qualcomm atualmente está focada no lançamento do Snapdragon 820, enquanto Samsung ainda precisa amadurecer o processo de fabricação a 10nm - caso seja ela realmente a fabricante do chipset.

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,