Buraco negro está engolindo galáxia mais brilhante do universo conhecido

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vOUJKbWpudHRGZ1JNZ0hyb2hqbS1iYkcxZnJnPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE2LzAxLzE4L2dhbGF4eS5qcGc=

Há 12,4 bilhões de anos-luz daqui, a galáxia W2246-0526 está sendo praticamente "rasgada" ao meio por conta de um buraco negro supermassivo, de acordo com o anúncio da NASA da última sexta-feira (15). De acordo com Roberto Assef, um dos envolvidos no estudo, o maior indicador disso é a enorme quantidade de gás turbulento que está transitando pela galáxia. "O momentum e a energia das partículas de luz que estão depositadas no gás estão tão altos que empurram o gás em todas as direções", explicou.

A descoberta foi feita no observatório ALMA, no Atacama, onde os cientistas retiraram medidas e analisaram que o gás, que está se espalhando para fora da galáxia, está bastante turbulento. De acordo com os estudiosos, a gravidade extrema do buraco negro supermassivo, que se encontra no centro da galáxia, puxa os gases e outros materiais para um disco, chamado "disco de acreação", que se forma ao redor do buraco negro, o causador da turbulência. "A fricção ao redor do disco produz uma claridade intensa, fazendo a galáxia brilhar como trezentos trilhões de sóis", explicou a NASA no comunicado.

Não é a primeira vez que cientistas encontram gases turbulentos ao redor de buracos negros supermassivos próximos a galáxias, mas é a primeira vez que esse tipo de gás se manifesta por toda a galáxia. Agora, as possibilidades são que o gás seja empurrado totalmente para fora ou volte para a galáxia, causando um colapso. "Um final possível é que a galáxia acabe por expelir todo o gás e poeira que a cercam, e acabe se formando um disco de acreação sem sua capa de poeira, o que chamamos de 'quasar'", explicou Assef.

A galáxia W2246-0526 foi descoberta em 2015 pelo satélite WISE, e mais detalhes sobre o disco de acreação podem ser encontrados aqui.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque