Astrônomo diz ter encontrado a origem do famoso sinal Wow

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5ibG9nYW5kb2NpZW5jaWEub3JnL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzAxL3dvdy1zaWduYWxfMTAyNC5qcGc=

Sinal provavelmente veio de dois cometas que passavam na mesma ocasião da época.

Em 15 de agosto de 1977, o astrônomo americano Jerry Ehman detectou algo de extraordinário - um sinal de rádio cósmico tão forte, que alguns acreditavam que fosse uma transmissão alienígena. Nomeado de "Wow!", Ehsan rabiscou com uma caneta vermelha ao lado do sinal em um computador. Veja:

Mas o astrônomo Antonio Paris diz ter a resposta para este sinal tão misterioso - e não, não são aliens. O sinal Wow! provavelmente veio de um par de cometas chamados de 266P/Christensen e P/2008 Y2, uma vez que passaram pelo o agora extinto rádio telescópio Big Ear, da Ohio State University. "Eu me deparei com a ideia quando eu estava viajando de carro e me perguntei se um corpo planetário, movendo rápido o suficiente, poderia ser a fonte", disse o astrônomo.

O Universo é preenchido com um fluxo constante de ruído de fundo, o que significa que apenas os sinais mais fortes são susceptíveis de serem pegos pelos nossos telescópios em Terra. E em 1977, o telescópio Big Ear gravou um sinal tão forte, mas tão forte, que Jerry Ehman soube então que ele tinha tropeçado em algo extraordinário.

O telescópio só captou 72 segundos do sinal antes de perdê-lo, e foram propostos dois valores diferentes para a sua frequência: 1,420.356 MHz e 1,420.4556 MHz. Independentemente de qual deles é mais preciso, sabe-se que a frequência 1.420 MHz corresponde a um comprimento de onda de 21 centímetros - também conhecido como a linha de hidrogênio. Isso levanta a questão de que tais grandes quantidades de hidrogênio no Universo, poderiam ter emitido este sinal forte.

Baseado no fato de que nada como o Wow! foi captado na mesma área, até então, o astrônomo diz que provavelmente o sinal foi criado por vastas nuvens de gás hidrogênio liberados pelo par de cometas. Para testar sua ideia, Paris vai olhar para a mesma direção no céu quando os cometas estiverem de volta, que é em 25 de Janeiro de 2017 e 7 de Janeiro de 2018

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque