AMD: empresa comenta e dá detalhes das próximas placas de vídeo dela, a Polaris 10 e a Polaris 11

#Notícia Publicado por LordeBatata, em .

IMAGEaHR0cDovL3MxNS5wb3N0aW1nLm9yZy90dnY1Nnl1bG4vN2YwMWVlNDBkNjc0NjE5MTI4ZTQ5NmQ0MTBiNzg4MTBfWEwuanBn

A Polaris 10 e a Polaris 11 são as próximas apostas da AMD no mercado de placas de vídeo, a a empresa acredita que estas vão trazer grandes benefícios aos seus clientes e para a indústria em geral.

Nesta semana, o Raja Koduri, vice-presidente da AMD, detalhou as próximas GPUs de 14nm da companhia, chamadas atualmente de Polaris 10 e Polaris 11, que são destinadas à PCs de alto nível, mas também terão versões para "levar a experiência de jogos em consoles aos notebooks".

Antes de tudo, vale lembrar que as placas já foram mostradas à portas fechadas na CES 2016, sendo que a primeira é muito pequena, o tamanho dela é quase o mesmo da AMD Cape Verde, que mede 123mm². A outra é grande e foi descrita como sucessora da Radeon R9 Fury X.

Em uma conversa com o site VentureBeat, o Raja garantiu mais uma vez que a companhia planeja lançar ambas placas na metade deste ano. Ele também comentou que uma delas é uma versão para entusiastas, enquanto a outra veio para trazer a experiência de jogos em consoles para os notebooks. A menor delas também terá como objetivo o segmento principal de jogos para computadores. O Koduri então falou que a Polaris 10 e a Polaris 11 são extremamente eficientes, e a arquitetura Polaris vai trazer a maior evolução na questão de performance feito pela empresa já vista até então:

Raja Koduri

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi53Y2NmdGVjaC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDEvQU1ELVBvbGFyaXMtMTQuanBn

Temos duas destas GPUs utilizando o FinFET. Ambas são extremamente eficientes. Estas são a Polaris 10 e a Polaris 11, em termos do que já conseguimos fazer, esta será a maior evolução na performance já vista até então. Redesenhamos muitos blocos dos núcleos, redesenhamos o processador principal, utilizamos um novo processador geométrico, uma geração completamente da GCN, onde tivemos um grande aumento na performance. Também temos novos núcleos de multimídia e um novo motor de display.

Esta é a quarta geração do GCN. Com suporte nativo aos novos monitores e TVs 4K. Também teremos suporte ao DC 4.3, esta que é a última especificação desta tecnologia. Podemos mexer com o HAVC em 4K agora. Vai ser ótimo para fazer streaming de jogos em alta resolução, que é algo que os jogadores adoram. Você pode gravar e ainda manter uma taxa de FPS incrível. Estas placas vão chegar na metade deste ano.

Ainda estamos em um estágio inicial. Temos que fazer várias outras otimizações de performance nos próximos meses, mas mesmo assim, estamos vendo bons números se comparado à competição - principalmente em tarefas pesadas, como no Star Wars[Battlefront], o sistema da outra companhia consume 140 watts ao rodar este jogo. O nosso, 86 watts. Estamos meses à frente nesta transição, especialmente no mercado de notebooks e no mercado mainstream. A competição está falando sobre chips para carros e essas coisas, mas nada sobre o mercado mainstream.

M.
M. #LordeBatata

"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."

, Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,