Espermatozoides robotizados garantem fertilização in vitro

#Notícia Publicado por DouglasG1, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pbm92YWNhb3RlY25vbG9naWNhLmNvbS5ici9ub3RpY2lhcy9pbWFnZW5zLzAxMDE4MDE2MDExNC1lc3Blcm1hdG96b2lkZS1yb2JvLmpwZw==

Guiado por um campo magnético, o micromotor persegue, captura e então impulsiona o espematozoide

Prótese para espermatozoide

Espermatozoides que não nadam muito bem estão entre as principais causas de infertilidade.

Para superar essa deficiência, engenheiros alemães construíram microrrobôs que se conectam à cauda - ou flagelo - da célula reprodutora masculina e funcionam como um motor de popa, dando-lhe um impulso extra.

A proposta é que os microrrobôs possam substituir as técnicas de fertilização in vitro e outros métodos de reprodução assistida, cuja taxa de sucesso fica abaixo das expectativas, além de custarem muito caro.

"Nós apresentamos células espermáticas motorizadas artificialmente - um novo tipo de micromotor híbrido, no qual microhélices customizadas servem como motores para transportar espermatozoides com deficiências de movimento e ajudá-los a realizar a sua função natural," escrevem Mariana Medina e seus colegas do Instituto Leibniz de Pesquisas em Materiais.

Espermatozoide motorizado[

Já existem diversos tipos de micromotores, alguns com capacidade para atingir até 18.000 rpm, testados para as mais diversas aplicações.

O micromotor desenvolvido pela equipe parece um pequeno pedaço de fio de telefone, consistindo em um núcleo metálico revestido com um polímero biocompatível. Ele é dirigido externamente por um campo magnético para se encaixar na cauda da célula reprodutora, turbinando o espermatozoide e fazendo-o avançar rapidamente rumo ao óvulo.

O conceito funcionou perfeitamente nos testes em laboratório com células animais in vitro, com o motor capturando o espermatozoide, empurrando-o até o óvulo e depois liberando-o, deixando que o processo de fertilização ocorresse normalmente.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pbm92YWNhb3RlY25vbG9naWNhLmNvbS5ici9ub3RpY2lhcy9pbWFnZW5zLzAxMDE4MDE2MDExNC1lc3Blcm1hdG96b2lkZS1yb2JvdGl6YWRvLTEuanBn

O processo funcionou com células de animais, mas ainda há desafios antes que ele possa ser usado em humanos

Desafios a vencer

A equipe reconhece que há muito trabalho pela frente antes que o processo possa ser usado para otimizar a fertilização em humanos.

"Apesar do fato de que ainda há alguns desafios no caminho para obtermos a fertilização bem-sucedida com espermatozoides motorizados artificialmente, acreditamos que o potencial desta nova abordagem para reprodução assistida já pode ser colocada em perspectiva com o presente trabalho," concluem eles.

Entre esses desafios está a necessidade de observação direta do processo por um microscópio, para que o campo magnético possa ser controlado de forma a guiar o micromotor. Também será necessário estudar o impacto do campo magnético sobre as células, como fazer a seleção do espermatozoide e planejar a retirada do micromotor do local.

Outra equipe já tentou resolver alguns desses problemas substituindo o sistema de motorização, construindo um espermatozoide robótico movido por células cardíacas.

DouglasG1
DouglasG1
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,