Intel: muitos usuários não precisam mais de uma placa de vídeo dedicada

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2UuY2RuLWhhcmR3YXJlLmNvbS5ici9zdGF0aWMvMjAxNjAxMTMvaXJpcy5qcGcuNTAweDI4MS5hdXRvLmpwZw==

Antigamente num bom papo entre amigos sobre computadores rolava sempre aqua zueira com os chips gráficos integrados, já que o desempenho era bem inferior as GPUs dedicadas, fazendo com que muitos usuários dos mais variados tipos aderissem a opções offboard. Ainda hoje diversas placas dedicadas claramente apresentam um desempenho muito superior as GPUs onboard, até porque há diversos fatores para isso, como hardware dedicado e tecnologia exclusivas. Mas a grande questão a se levantar é: A parcela de usuários que necessitam realmente de uma GPU externa diminuiu?

De acordo com Gregory Bryant, executivo da Intel responsável pela divisão desktop da companhia, os processadores que são equipados com a iGPU Intel Iris ou Iris Pro já conseguem superar 80% das placas de vídeo de entrada. Bryant ainda fez questão de dizer que o "poder" dos chips gráficos produzidos pela Intel aumentou 30 vezes em cinco anos, além de manter uma alta eficiência.

Em diversos cenários boa parte dos usuários não adquire uma placa dedicada devido a diversos fatores, como o preço e até a falta de utilidade em alguns perfis de uso. Mas felizmente o movimento atual coloca um outro item a essa lista, as GPUs onboard estão conseguindo suprir a demanda em tarefas que a alguns anos estava restrita aos modelos dedicados.

Qual a sua opinião sobre o panorama atual dos chips integrados? Deixe seu comentário abaixo.

fonte

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,