Cientistas alertam que Super-vulção de Yellowstone tem chances de explodir

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5pbWFnZXMuZXhwcmVzcy5jby51ay9pbWcvZHluYW1pYy8xNTEvNTkweC9Wb2xjYW5vLU1haW4tNjMyMDU0LmpwZw==

Os cientistas advertiram o mundo está em "temporada vulcão" e há até uma chance de 10% de uma Super-erupção matando milhões e devastando o planeta.

Instâncias de erupções vulcânicas estão em seu ponto mais alto em mais de 300 anos e os cientistas temem que das mais importantes que poderia matar milhões e devastar o planeta é uma possibilidade real.

Especialistas da Fundação Europeia da Ciência disse que vulcões - especialmente super- vulcões como a do Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, que tem uma caldeira medindo 34 por 45 milhas (55 por 72 km) - pose mais ameaça para a Terra e para a sobrevivência dos seres humanos do que asteróides, terremotos, guerra nuclear e o aquecimento global.

Cientisstas calculam que há uma chance de até 10% que o vulção entre em erupção até os proxímos 80 anos. Uma chance consideravlemente alta se considerar a incidência de erupção do Super Vulcação.

Cientistas calculam que a Erupção de Yellowstone iria liberar mais de 3000km³ em dejetos e mais energia que todas as bombas nucleares já feitas e detonadas pela a humanidade.

Os Vulcões ativos mais perigosos do mundo incluem Yellowstone, Monte Vesúvio em Campagnia, Itália, e Popocatépetl I perto da Cidade do México.

Há alguns planos de contingência reais no lugar para lidar com a bomba-relógio, se algum deles ou outros picos vulcânicos maciços sofrerem uma grande erupção, os cientistas responsáveis dizem que milhões de pessoas morreriam quase que imediatamente e atmosfera da Terra seria envenenada com cinzas e outras toxinas " estaria além da imaginação da atividade antropogênica e faria mais estrago que o Aquecimento Global em 1.000 anos."

O estudo da Extreme Geo-hazards: Reducing the Disaster Risk and Increasing Resilience tem planos de contigência e controle para casos de erupções super-vulcânicas.

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5pbWFnZXMuZXhwcmVzcy5jby51ay9pbWcvZHluYW1pYy8xNTEvNTkweC9zZWNvbmRhcnkvWWVsbG93LVN0b25lLTQzMDI3Ny5qcGc=

Embora nas últimas décadas terremotos têm sido a principal causa de mortes e danos, o principal risco global é grandes erupções vulcânicas que são menos frequentes, mas muito mais impactantes que os maiores terremotos.

Devido aos seus efeitos de longo alcance sobre o clima, segurança alimentar, transporte e cadeias de abastecimento, esses eventos têm o potencial de provocar desastre global e catástrofe.

O custo de resposta e a capacidade de responder a esses eventos está além das capacidades financeiras e políticas de qualquer país individualmente.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por taffarelkupkovski,