Versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer deixarão de receber suporte oficial no dia 12 de Janeiro

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A Microsoft deixou claro, meses atrás, que o Internet Explorer teria uma morte lenta e dolorosa. A companhia não estava mentindo. Um dos golpes letais será dado na semana que vem: as versões 8, 9 e 10 do navegador deixarão de receber suporte oficial na próxima terça-feira (12).

IMAGEaHR0cHM6Ly9tYXJsb25wYWxtYXMuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDA4LzAzL2ludGVybmV0LWV4cGxvcmVyLTgtMS5wbmc=

Na mesma data, a Microsoft liberará uma atualização que, basicamente, colocará fim ao ciclo de updates das referidas versões. Os usuários receberão uma notificação alertando sobre a mudança.

O término do suporte significa que a companhia não fornecerá mais atualizações de segurança para o Internet Explorer, muito menos adicionará recursos ao navegador, como compatibilidade com novas tecnologias. Continuar usando as versões 8, 9 e 10 aumentará, portanto, os riscos de problemas de segurança ou de falhas na exibição de conteúdo.

Dada a má fama que o Internet Explorer carrega, a decisão deve agradar a muita gente, especialmente desenvolvedores: agora eles não estarão sujeitos ao trauma que é compatibilizar páginas com versões antigas do navegador. A má notícia é que ainda há muitas empresas cujas aplicações são baseadas nessas versões e, portanto, terão que atualizá-las.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAzL2ludGVybmV0LWV4cGxvcmVyLWxvZ28uanBn

Não estamos diante do fim do Internet Explorer. Ainda não. A versão 11 do navegador continuará sendo suportada, por um bom tempo. A Microsoft recomenda justamente o upgrade para esse navegador ou para o Edge que, como você sabe, apareceu para ocupar aos poucos o posto deixado pelo Internet Explorer.

Aparentemente, a Microsoft esticou o suporte às versões anteriores do Internet Explorer o quanto pôde, talvez para manter em alta a participação do navegador no mercado. Mas a perda de espaço para outros browsers tem se mostrado inevitável. Um levantamento divulgado recentemente pela Net Applications mostra que, pela primeira vez, a fatia do Internet Explorer ficou abaixo de 50%: o navegador fechou 2015 com 48,6% de participação. Em 2005, o browser da Microsoft chegou a dominar quase 90% do mercado.

Chrome e Firefox são os navegadores que mais têm preenchido esse espaço, ainda que o último tenha crescido pouco no ano passado: o Chrome encerrou 2015 com 32,3% do mercado; o Firefox, com 12,1%.

Esse ponto é motivo de preocupação para a Microsoft. O Edge, que chegou com a missão de acabar com a imagem manchada deixada pelo Internet Explorer, ainda não mostrou a que veio. Resultado: a sua participação no mercado em dezembro foi de apenas 2,3%.

IMAGEaHR0cDovL21zY29ycC5ibG9iLmNvcmUud2luZG93cy5uZXQvbXNjb3JwbWVkaWEvMjAxNS8wNi8xNTQxMV9NUzRXX1dpbjEwX1NwYXJ0YW4tUjAyVDAyXzAwMDBfMDEtNjQweDMzOS5qcGc=

Por só funcionar no Windows 10, o Edge depende do crescimento do sistema operacional no mercado para apresentar números mais interessantes, o que não acontecerá da noite para o dia.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,