Quatro novos elementos completam sétima fila da Tabela Periódica

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZU5aaTVfbEZjSWFPaW0xR2puU2dBdGlzN3JBPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTYvMDEvMDQvbW9yaXRhLmpwZw==

União de Química endossa descobertas feitas ao longo de uma década.

Átomos foram sintetizados por consórcio russo-americano e por japoneses.

Quatro novos elementos químicos produzidos artificialmente nos últimos anos tiveram sua existência confirmada pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e completam agora a sétima linha da Tabela Periódica.

Um grupo de pesquisa japonês conquistou o direito de batizar o novo elemento químico 113, o primeiro a ser nomeado por cientistas asiáticos. Os elementos de número atômico 115, 117, e 118 deverão ser batizados por um consórcio de cientistas americanos e russos que os produziram.

O direito de batizar os novos átomos produzidos foi endossado também pela IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada). Para conquistar a honra, os grupos de pesquisa tiveram de confirmar seus resultados repetindo experimentos. O elemento 113 foi criado três vezes pelos japoneses, entre 2004 e 2012.

Os novos elementos não existem na natureza e são criados por aceleradores de partículas que fazem elementos menores colidirem entre si e se fundir. Os átomos criados nessas condições sobrevivem por apenas algumas frações de segundo.

Segundo Kosuke Morita, líder do grupo de pesquisa que criou o elemento 113, ele e seus colegas ainda estão discutindo qual nome dar ao elemento que criaram. Russos e americanos também não se manifestaram ainda.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,