China controla cidadãos através de jogo

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Novo jogo é capaz de influenciar o quotidiano dos cidadãos chineses e será obrigatório a partir de 2020

IMAGEaHR0cDovL2JnYW1lci5zYXBvLnB0L2ltYWdlcy8yMDE2L0pBTi8wNGphbi9jaGluYS1jcmVkaXQtc2NvcmUtNzIweDQwNC5qcGc=

A China desenvolveu um novo jogo capaz de pontuar e avaliar a cidadania e obediência dos seus habitantes. O jogo, intitulado Sesame Credit, consegue medir a obediência dos cidadãos perante as medidas impostas pelo governo através da análise das plataformas sociais e das suas compras online.

Sesame Credit avalia todos os pontos da vida dos seus utilizadores e é capaz de gerar uma nota final que vai de encontro às suas atividades diárias. Se seguirem as medidas, a vossa pontuação sobe, mas se decidirem partilhar fotografias ou notícias que denigrem o país, a pontuação desce.

O jogo já foi analisado e criticado por canais como o Extra Credits, que identifica alguns dos seus pontos mais negativos.

  1. "Se fizerem compras que o estado identifique como valiosas, como sapatos ou produtos agrícolas locais, a pontuação sobe. Se importarem anime do Japão, por exemplo, lá se vai a vossa avaliação", comenta a equipe.

Para piorar a imagem do título, o Extra Credits avança que as avaliações poderão ter repercussões reais, influenciando o trabalho e a acessibilidade dos cidadãos. Um crédito bancário poderá ser mais difícil de obter se a pontuação do utilizador for negativa.

As penalidades não ficarão, no entanto, por aqui. De acordo com alguns rumores, o governo poderá aplicar sanções que irão desde a redução da velocidade da internet até à restrição de empregos consoante a pontuação dos habitantes.

Por agora, Sesame Credit é apenas opcional, mas o governo chinês já confirmou que se tornará obrigatório a partir de 2020. Disfarçado como um jogo, Sesame Credit será certamente uma forte ferramenta de controlo social, fazendo-nos relembrar tecnologia saída diretamente dos futuros distópicos pensados por Philip K. Dick ou William Gibson.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro