PS4: desenvolvedor diz que a API do PlayStation 4 deve conseguir competir com o DirectX 12

#Notícia Publicado por LordeBatata, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyMi5wb3N0aW1nLm9yZy9pY3prZXdxN2wvUFM0X1NwbGFzaC5wbmc=

Logo em 2016, os primeiros títulos com o DirectX 12 devem chegar ao Xbox One e muitos estão esperando para ver como a API da Microsoft vai ajudar o console - porém, a Sony também vem trabalhando nesta área do PS4.

A Microsoft conseguiu divulgar muito bem sua nova API, o DirectX 12 e logo em 2016, alguns jogos grandes já vão começar à usar ela, ao menos no PC. É inegável que existe uma grande expectativa pelas melhorias que o DX12 promete trazer - mas como ele vai afetar o Xbox One ainda não está totalmente claro. Seja como for, a Sony também deve estar trabalhando na API usada pelo PlayStation 4 - mas como sempre, de um jeito mais quieto e divulgando o mínimo possível.

O site GamingBolt conversou com o já conhecido Don Williamson, que é fundador da Celtoys - companhia que trabalha com a otimização e criação de motores gráficos, além de ter trabalhado em Fable e Splinter Cell - Conviction. Na conversa, o desenvolvedor foi questionado sobre o que ele achava da API do PS4 e se ela seria capaz de competir com a sua rival da Microsoft, veja o que ele disse:

Don Williamson

Com base em vários fatores, ao menos ela deve ser capaz de competir[com sua rival].

O PlayStation 4 é uma plataforma sólida e desde o primeiro console da marca, a Sony vem mostrando como fazer e implementar uma API eficiente em um videogame.

Também foi notado que o console da Sony tem duas APIs gráficas, uma de baixo nível chamada GNM e uma de alto nível chamada GNMX - ambas são usadas em um conjunto de ferramentas personalizadas chamado PlayStation Shader Language, que é parecido com o DirectX 11 - não só isso, mas também permite que os programadores acessem a GPU de forma similar ao DX11.

M.
M. #LordeBatata

"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."

, Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque