Robô inspirado em lagartos que sobem paredes é lançado pela Disney

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMTU1ODMyXzEuanBn

Ainda que o novo robô não se pareça em nada com o lagarto acima, a Disney criou essa semana o Vertigo, um robô que pode se mover graciosamente ao longo das paredes como um lagarto, mesmo em superfícies irregulares. O pequeno robô foi desenvolvido pela Disney Research Zürich em colaboração com um projeto de um estudante na Zürich de ciência e tecnologia. Ele é controlado através de controle remoto e alimentado por duas hélices que fornecem um impulso para a parede.

Como o Dr. Paul Beardsley da Disney Research explicou, o Vertigo possui duas hélices em um ângulo horizontal para empurrar o robô contra a parede e fornecer movimento ascendente que contraria gravidade, semelhante a um drone Quadrotor com quatro hélices que o empurram para cima. Confira este engenhoso constructo no vídeo abaixo:

ZTlQOV9RTThjTjg=

O robô de 22 polegadas é composto por uma placa de base de fibra de carbono central, varetas de carbono que ligam as partes impressas em 3d, servomotores controlam os propulsores individualmente. No vídeo acima, o robô sobe do chão para a parede, mas os pesquisadores disseram que ele poderia, teoricamente, subir no teto também.

Beardsley, que ajuda a desenvolver essas novas tecnologias inovadoras para a Disney, disse que a forma como o robô será utilizada é uma escolha da empresa como um todo, e que ele ainda não tem certeza sob qual direção o Vertigo deve seguir no futuro.

"Estamos trabalhando em geral na área de robôs móveis por causa das possibilidades de entretenimento da próxima geração", disse Beardsley em um e-mail com o Daily Dot. "O interesse em robôs parede de escalada é porque eles têm boa visibilidade como um lagarto."

A Disney não tem planos de revelar como funciona o Vertigo e seus possíveis usos para o robô permanecem obscuros. Mas, com base na versatilidade do pequeno bot, que faria um companheiro ideal para o Wall-E.

Anônimo
Anônimo