Quiseram pagar à Raspberry para lançar modelos de seus mini pcs com malware

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

Dificilmente existem utilizadores de tecnologia que não conhecem o Raspberry Pi e todas as suas capacidades. É também difícil entender como foi possível a alguém propor à Raspberry para instalar software malicioso nos seus computadores.

Mas a verdade é que isso aconteceu mas felizmente a Fundação Raspberry Pi é uma empresa de bons princípios e não aceitou tal proposta "indecente".

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8xMi9yYXNwYmVycnlfcGlfYl8yXzBfMC03MjB4NDA1LmpwZw==

O caso é real e apresentado por Liz Upton, a Directora de Comunicação da Fundação Raspberry Pi, que publicou na sua conta do Twitter um email que recebeu recentemente e que dá conta de uma proposta para propagar uma aplicação [malware] nos seus computadores.

O email revela a forma como esta empresa, que não se sabe qual é, pretendia pagar à Raspberry para que colocasse um executável do Windows nos seus sistemas, que depois levariam os utilizadores para um determinado site.

Não sendo claro, mas sabendo-se que é o normal, este executável conteria malware que apresentaria publicidade não desejada ou que alteraria os servidores de DNS definidos e encaminharia o tráfego para sites a que os utilizadores não pretendiam acessar.

Também como é normal neste tipo de mensagens e propostas, o texto não apresenta a qualidade que se espera de uma empresa legítima e está escrito de forma pouco concisa. Mesmo sendo claramente uma tentativa de disseminação de malware, parece pouco provável que esta seja uma proposta profissional.

Dificilmente seria dirigida à Fundação Raspberry Pi uma proposta para incluir nos seus sistemas um executável estranho e que encaminharia os utilizadores para qualquer site.

Por outro lado, este executável teria pouca utilidade uma vez que a maioria dos utilizadores destes microcomputadores utiliza o Linux como base, em distribuições próprias e dedicadas a funções muito específicas.

kelcardoso
kelcardoso