Relação entre o surto de microcefalia e o Zika vírus é confirmada

#Notícia Publicado por Kelvin_7, em .

Exame de sangue e tecidos de bebê com má-formação registram o vírus; especialistas são taxativos: é preciso combater o mosquito

O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o surto de microcefalia registrado na região Nordeste do País (739 casos até agora) e o Zika vírus. Amostras de sangue e tecidos de um bebê nascido com má-formação foram usadas na pesquisa. A análise identificou a presença do zika vírus nas células do recém-nascido, que acabou morrendo.

Uma mobilização nacional para combater o Aedes aegypti é a solução apontada pelo Ministério da Saúde e por especialistas ouvidos por A Tribuna para tentar conter o problema. O mosquito transmissor do Zika é o mesmo responsável pela dengue e chikungunya. "Precisamos montar uma operação de guerra", diz o médico infectologista santista Ricardo Hayden.

A infectologista Nancy Cristina Junqueira Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), segue a mesma linha. "O primeiro passo é o combate ao mosquito vetor, o que já temos uma grande dificuldade de fazer, haja vista as epidemias de dengue. Deve ser feita uma força-tarefa, com todo investimento possível, no sentido de prevenir uma maior infestação de mosquito e o alastramento da doença no País".

A médica ressalta, ainda, que será necessário o aumento de materiais nas unidades de saúde para que sejam feitos os exames necessários nas grávidas que tiverem sintomas. Segundo ela, as consequências aos fetos ocorrem principalmente no primeiro trimestre da gravidez, mas os estudos não são conclusivos.

"Não sabemos exatamente como a infecção na mãe prejudica o feto, se ela for mais leve, por exemplo, se vai contaminar ou não o bebê. Estamos em uma situação muito complicada. Ou se combate o mosquito ou se fala para ninguém engravidar até que todas peguem o zika e se tornem imunes. É muito complexo", diz.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hdHJpYnVuYS5jb20uYnIvZmlsZWFkbWluL19wcm9jZXNzZWRfL2NzbV9taWNyb2NlZmFsaWFfaW5mb2dyYWZpY29fMzVmZTgzZjU2Yy5qcGc=

Para Nancy, a situação é delicada. "Combater o mosquito depende da população, mas também do Estado, de amplas campanhas. E sabemos que há falta de verbas. É dramático".

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) indica que 199 municípios no País estão com alta infestação de larvas do mosquito. Isso quer dizer que há um grande risco de um tríplice surto no próximo verão: dengue, zika e chikungunya.

Prevenção

Usar roupas compridas e repelentes é a sugestão dos médicos para as grávidas. Os produtos feitos à base de Icaridina são considerados mais eficazes, pois protegem por cerca de 10 horas.

Intensificar os cuidados durante o pré-natal também é importante, segundo Hayden. "Quando se descobre problemas na gestação, dá para otimizar as ações para minimizar os danos".

Kelvin_7
Kelvin_7
, Santos
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,