Dados do governo dos EUA mostram evolução do Windows 10 e declínio do Windows 7

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMTUyNzQ1XzEuanBn

Em março, os dados do programa Digital Analytics Program (DAP, uma versão personalizada do Google Analytics, só que dirigida por agências do governo dos EUA, que coleta informações de visitantes de um total de 3800 sites) apontava que 71,1% dos usuários Windows utilizavam a versão 7 do sistema operacional, de acordo com o zdnet.

Agora que o Windows 10 já está público por quase 4 meses, os números mais recentes do DAP podem ser úteis para acompanhar a evolução da adoção da plataforma. A fatia de 90 dias de dados brutos representa mais de 1,5 bilhão de visitas de empresas e consumidores em todo o mundo, usando uma variedade de hardware: PCs, Macs e dispositivos móveis.

Cerca de dois terços dos visitantes usam PCs e Macs, sendo que o terço restante chega através de dispositivos móveis ou tablets. Esses números não mudaram significativamente durante o intervalo de tempo.

Aproximadamente 85% dos visitantes de desktops e laptops estão usando o Windows, mas as versões que estão usando hoje são um tanto diferentes da mescla que vimos no início 2015.

Curiosamente, o sistema que mais sofreu queda de usuários para a atualização para o Windows 10 foi o Windows 7, que teve redução de uso em 7%. O Windows 8 foi o que menos teve redução, sendo de 0,6%. O uso do Windows 10 aumentou gradualmente, de zero no início do ano para 12,4% hoje. Isso significa que 1 em cada 8 PCs desktop que visita a ampla gama de websites do governo dos EUA estão usando o Windows 10.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQyNTgvaWQxNTI3NDIuanBn

Ainda assim o Windows 7 continua sendo o mais utilizado, e nesse sentido o declínio do Windows XP e Windows Vista são ainda mais acentuados. Coletivamente, esses dois sistemas operacionais antigos representaram cerca de 10% de todo o tráfego no primeiro trimestre de 2015. Nos últimos 90 dias, o número soma o total de 6%.

A julgar pelos dados, o Windows 7 está em seu caminho para ser aos poucos substituído pelos sistemas operacionais mais modernos entre os consumidores, representando menos de 50% do tráfego de fim de semana nos PCs.

Claro que esses dados não apresentam a realidade do uso de computadores no mundo inteiro, uma vez que o DAP monitora apenas as visitas - em uma grande quantidade - de sites do governo norte-americano. Mas ainda assim serve muito bem como um reflexo que mostra um pouco da evolução da plataforma.

Este conjunto de dados fornecidos pelo DAP é, em geral, um exemplo surpreendentemente amplo e diversificado de conteúdo que atravessa amplamente categorias, incluindo os cidadãos comuns, bem como aqueles que fazem negócios com o governo. Os dados são liberados para o domínio público no site analytics.usa.gov, que é alimentado por um software de código aberto.

A Microsoft tem um objetivo estipulado para o Windows 10 que é alcançar 1 bilhão de instalações dentro de três anos. Para isso, sua política de atualização do sistema demonstrou facilitar o acesso para usuários de versões piratas, mas também foram utilizadas estratégias menos agradáveis como a atualização forçada em máquinas com Windows 7 e 8/8.1.

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque