Nasa captura imagem do universo 'sorrindo' para a Terra

#Notícia Publicado por DeMellooo, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zLnlpbWcuY29tL255L2FwaS9yZXMvMS4yL3o0bnVrUEluendOcEk3TUJRQWV3U0EtLS9ZWEJ3YVdROWFHbG5hR3hoYm1SbGNqdHpiVDB4TzNjOU5qTXdPMmxzUFhCc1lXNWwvaHR0cDovL2wueWltZy5jb20vb3MvcHVibGlzaC1pbWFnZXMvbmV3cy8yMDE1LTExLTI1L2E0YjAxM2EwLTkzYjMtMTFlNS1hYWM4LWZkMTlhZGUxMzlhM19uYXNhLmpwZw==

Uma surpresa apareceu em frente a estudiosos da Nasa que analisavam imagens do Observatório de Chandra e do telescópio Hubble. Linhas circulares de galáxias se construíram de uma forma especial que faz com que pareça que o universo está sorrindo para a Terra. Ainda não entendeu o fenômeno?

Estrelas localizadas a cerca de 4,5 milhões de anos luz, que provavelmente foram destorcidas pelo efeito da gravidade na luz, formaram o que pode parecer um emoticon de sorriso. Os pontos brilhantes que representam supostos 'olhos' são, na realidade, duas galáxias enormes que estão aproximando-se uma da outra a uma velocidade de cerca de 480 km/h. Já, o traço brilhante que simbolizaria um possível sorriso se forma graças a combinação (mesmo em profundidade) de diversos outros grupos de estrelas organizados um atrás do outro.

Por conta de um fenômeno chamado lente gravitacional, a luz das galáxias está chegando até aqui de uma forma curvada. Esse efeito foi previsto por Albert Einstein, na sua teoria geral da relatividade, que explica que a matéria distorce o 'tecido' do universo dependendo da relação espaço-tempo.

Objetos extremamente maciços, como galáxias e buracos negros podem se deformar tanto que eles causam uma espécie de distorção na luz de objetos atrás deles. Com esta descoberta do 'sorriso', os cientistas agora estão estudando mais profundamente galáxias do grupo Gato de Cheshire.

Em um artigo publicado no site da revista arxiv.org, o professor Jimmy Irwin, um astrônomo da Universidade do Alabama, e seus colegas disseram: "O grupo Gato de Cheshire é grupo relativamente pobre e dominado por duas galáxias elípticas luminosas cercadas por pelo menos, quatro arcos de galáxias de fundo, que dão ao sistema uma aparência bem-humorado".

Andre
Andre #DeMellooo

Qualquer coisa, só para não deixar em branco.

, Carapicuiba, São Paulo