XONE: desenvolvedor fala sobre o potencial do DirectX 12 no Xbox One e a função de unificar GPUs

#Notícia Publicado por LordeBatata, em .

IMAGEaHR0cDovL2dhbWluZ2JvbHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzExL0RpcmVjdFgtMTIuanBn

Vai ser muito interessante ver como os primeiros grandes títulos usando o DirectX 12 vão se sair no Xbox One, e um desenvolvedor compartilhou sua opinião sobre.

O DirectX 12 já está sendo utilizado no Windows 10 e acabou de entrar no Xbox One com a recente atualização da nova interface, mesmo assim, ainda levará tempo para que todos os jogos, ou maioria deles sejam desenvolvidos com a API, mas como ele vai ajudar o console da Microsoft?

O site GamingBolt conversou com o fundador da empresa Celtoys, ex-membro da LionHead e responsável por criar a engine de Fable e atualmente está trabalhando na otimização de motores gráficos. Vamos ver o que ele tem a dizer:

Don Williamson

Ninguém se importou com o DirectX 11 porque não tinha muitas vantagens em investir nele. O Xbox 360 já possuía várias funções dele e ainda mais; possuía uma API do mesmo nível que o DirectX 9. Portar os jogos dela para o PC era simples, a única coisa restante à fazer era mexer na compatibilidade e performance - se você quisesse dar suporte para uma outra API, era a mesma coisa que caçar problemas.

Falando então do Xbox One e PC, parece que existe um impacto financial maior nas vendas nesta geração e caso a Microsoft consiga gerenciar efetivamente o DirectX 12 no Xbox One, a vantagem ganha deve valer a pena. É mais complicado usar ele do que o DirectX 11, porém, mais e mais pessoas estão utilizando engines como a Unreal Engine 4 e a Unity, então, a dificuldade não deve ser tanta. A grande inovação do DirectX 12 é poder unificar um grande número de placas de vídeo em uma API que não é intrusiva; essa foi uma boa jogada da Microsoft.

Acredito que quem mexe com software no Xbox One já está com uma versão muito aprimorada do DirectX 11, então, o verdadeiro benefício do DX12 vai ser de um ponto de vista mais técnico, onde será simples portar a versão de um jogo que usa o DX11 para ele e com o tempo ganho, será possível investir em otimizações.

É esperado que isso seja realmente uma verdade - o verdadeiro benefício que o DirectX 12 vai dar aos desenvolvedores deve ser o ganho de tempo ao portar um jogo.

M.
M. #LordeBatata

"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."

, Palácio da Alvorada, Brasília, Distrito Federal
Publicações em Destaque