Microsoft anuncia um "Minecraft" que ensina noções básicas de programação

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A Microsoft e o Code.org revelaram um tutorial de codificação para jovens estudantes e educadores em uma versão "Minecraft". Este novo tutorial introduz aos jogadores as noções de codificação básica dentro do ambiente divertido do famoso jogo pixelado.

Criado por designers da Mojang AB juntamente com o pessoal do Code.org, o tutorial apresenta Steve e Alex do jogo em desafios inspirados no Minecraft que serão familiares aos seus mais de 100 milhões de jogadores e fãs ao redor do mundo.

  1. "Projetado para as idades de 6 anos ou mais, o tutorial de "Minecraft" introduz os jogadores às habilidades básicas de codificação, incentivando-os a navegar e explorar um mundo de "Minecraft" 2-D com blocos para completar todas as ações e gerar o código de computador. São oferecidos aos jogadores um conjunto de 14 desafios, incluindo o tempo de jogo livre para explorar conceitos de codificação que aprenderam com o tutorial."

Para apoiar a Code.org e a campanha global Hour of Code, a Microsoft também levará milhares de eventos em mais de 50 países ao redor do mundo. Os eventos Hour of Code terão lugar as lojas da companhia, escritórios e centros de inovação bem como instalações de escolas e parceiros da Microsoft sem fins lucrativos. Eles serão liderados por mais 7.000 Microsoft Student Partners, Most Valuable Professionals (MVPs) e funcionários voluntários. Além disso, a Microsoft vai presentear com créditos na Windows Store cada educador que organiza um evento de Hour of Code em todo o mundo.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY2MC9oZWlnaHQzMjcvaWQxNTExNjEuanBn

O Minecraft para ensino de codificação é bastante simples. Para executar as ações do personagem, é necessário "empilhar" blocos de comandos em sequência correta. Dessa forma, o aluno aprende sobre lógica computacional enquanto raciocina as melhores formas de criar suas sequências.

NTVqQURONFk3UGc=

Satya Nadella, diretor executivo, Microsoft, disse que a estratégia de utilizar o jogo popular para ensinar codificação é parte fundamental da missão da companhia.

  1. "A parte fundamental da nossa missão de capacitar cada pessoa no planeta é equipar jovens com pensamento computacional e habilidades de resolução de problemas para ter sucesso em um mundo cada vez mais digital. Com 'Minecraft' e Code.org, pretendemos estimular a criatividade na próxima geração de inovadores de uma maneira que é natural, colaborativa e divertida.

Essa não é a primeira iniciativa da Microsoft em ensinar através do Minecraft. Meses atrás, a companhia já anunciava o lançamento de uma plataforma que ensina estudantes com o jogo.

O jogo educacional é baseado em web, ou seja, funciona no navegador e não é necessário download e instalação de plugins. Embora tenha uma versão em português, a maioria dos comandos está em inglês, o que é positivo, pois esse é o idioma que os códigos costumam utilizar. O jogo está disponível em [iurl=https://www.code.org/mc]https://www.code.org/mc[/iurl].

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque