Físico da USP tem fortes indícios de que a mente humana é capaz de influenciar a matéria

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2Nhc3R3YXJzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMi9zdGFyX3dhcnNfdGhlX2ZvcmNlX3VubGVhc2hlZF80N18xNjgweDEwNTAuanBn

As antigas filosofias espirituais e os filmes de ficção científica, além de algumas linhas específicas de meditação, há tempos chamam a atenção para a relação entre mente e matéria, entre a consciência e o universo palpável. Mas o físico Gabriel Guerrer, de São Paulo, parece estar querendo levar essa relação a um novo patamar, tentando provar cientificamente que a mente humana é capaz de influenciar a matéria.

Segundo Guerrer, o pesquisador Dean Radin, do Institute of Noetic Sciences (IONS), tem desenvolvido uma série de pesquisas onde participantes tentam influenciar mentalmente o comportamento da luz em uma experiência de fenda dupla. Contrariando o esperado, os resultados são positivos, com o detalhe de que apenas os participantes com experiência em meditação conseguem realizar a tarefa.

"Se isso for realmente verdadeiro, uma revolução científica e cultural nos aguarda", explica Gabriel. De acordo com o físico, caso a intenção humana tenha a capacidade de influenciar a matéria à distância, será constatado que a física atual (partículas elementares trocando 4 tipos de forças em um espaço de 4 dimensões) está incompleta.

É interessante perceber que grande parte das culturas que já passaram por esse planeta relataram 'coisas' dessa ordem. Sem dizer que a mensagem de que a consciência é algo fundamental tem sido sistematicamente entregue por antigas filosofias espirituais.

Mas para Gabriel, a única maneira de chegar a uma conclusão sólida sobre o assunto é levar as perguntas ao laboratório, e é isso mesmo que ele pretende fazer. "Estou propondo na USP uma replicação do experimento do Dr. Radin", conta o pesquisador. O projeto de pós-doutorado foi aceito na Psicologia pelo grupo InterPSI e acontecerá em parceria com um laboratório da Física, mas necessita de suporte financeiro por conta do caráter pioneiro dessa pesquisa, que não permitiu enquadrá-la nos mecanismos de fomento convencionais.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por DreadnaughtBR,