Vírus para Android pode Inutilizar seu Smartphone

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL05QbXJrSzQuanBn

Um nova praga para smartphones com sistema operacional Android é capaz de inutilizar o seu aparelho. O programa malicioso entra na raiz do sistema (Root) e é muito difícil de ser removido, exigindo a troca do dispositivo, em alguns casos.

A empresa de Segurança Digital Lookout encontrou nada menos do que 20.000 amostras de apps com três vírus: Shedun, Shuanet e ShiftyBug. Essa família de malwares compartilha quase o mesmo código e utiliza técnicas similares de infecção no sistema Android.

Os Apps que contêm esse código podem entrar no smartphone da vítima por meio da instalação a partir de fontes desconhecidas (ou seja, de fora da Google Play Store ou da Amazon App Store) são capazes de remover a proteção que o Google coloca sobre a raiz do sistema, um processo conhecido como "Root".

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5hbmRyb2lkc2lzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS9jb21vLWVsaW1pbmFyLXZpcnVzLWFuZHJvaWQuanBn

Depois de seguir este caminho, esses Apps se disfarçam de outros mais conhecidos, como Facebook, WhatsApp ou Candy Crush. Com isso, o vírus pode abrir as portas para mais conteúdos maliciosos, como outros vírus ou propagandas indesejadas.

"Para as pessoas, ter o smartphone infectado com o Shedun, o Shuanet ou o ShiftyBug significa uma viagem a uma loja para comprar um aparelho novo", de acordo com o pesquisador de segurança digital Michael Bentley, da Lookout.

A forma pela qual essa família de malware usa para fazer o root nos dispositivos Android não é nova. Ela é feita por programas utilizados por usuários avançados para que seja possível instalar aplicativos que precisam do root ou para remover apps que vêm instalados de fábrica. A diferença é que esses vírus removem essa camada protetora de software sem que os consumidores saibam.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50dWRvZW10ZWNub2xvZ2lhLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wMS9WaXJ1cy1BbmRyb2lkLmpwZw==

Para Bentley, essa prática será adotada cada vez mais no futuro. "Acreditamos que mais famílias de adware que se disfarçam de aplicativos populares irão emergir em um futuro próximo e elas buscarão chegar à área reservada do sistema para evitar que sejam removidas", segundo o pesquisador.

A instalação de aplicativos que venham de fora de lojas oficiais não é recomendada no Android. No iOS, essa prática é proibida pela Apple - apesar de existirem formas de driblar essa proteção.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque