Rússia descobre exemplares raros de leão-das-cavernas congelados

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20veENVUl9qUkd4M0RhQkkwUkE1cVZTZ1dnVE44PS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzEwLzI5L2xlYW9kYXNjYXZlcm5hcy5qcGc=

Cientistas russos descobriram dois exemplares de leão-das-cavernas congelados e extremamente bem preservados. A espécie, cujo nome científico é Panthea spelaea, está extinta há 10 mil anos, por isso estima-se que os exemplares tenham pelo menos essa idade, mas podem ser ainda mais antigos.

Tratam-se de dois filhotes encontrados na República da Iacútia, ou República Sakha, sob o solo permafrost, constituido por gelo e rochas que ficam permanentemente congelados devido às baixas temperaturas da região, no norte da Rússia.

A descoberta foi anunciada pelo jornal "The Siberian Times". Mais detalhes sobre os exemplares devem ser anunciados pela Academia de Ciência da Iacútia em uma apresentação no final de novembro, segundo o jornal.

De acordo com os cientistas, a descoberta pode ajudar a entender por que a espécie entrou em extinção há cerca de 10 mil anos. Isso ainda permanece um mistério, já que o bicho tinha poucos predadores. Descobertas de exemplares dessa espécie são consideradas raras.

O leão-das-cavernas foi um dos maiores felinos que já existiram, medindo cerca de 2,10 m de comprimento, sem contar o rabo.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.