Jogos: produtor critica Heavy Rain, Uncharted e TWD por limitarem os jogadores
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Existem jogos que são mais focados na história, como The Walking Dead, da TellTale e Heavy Rain, da Quantic Dream, mas parece que alguns produtores não estão de acordo com este estilo de jogo.
Warren Spector, diretor e produtor da franquia Deus EX fez uma apresentação hoje na PAX Aus 2015 e expressou sua opinião sobre jogos com um foco maior na história, como The Walking Dead, Heavy Rain e Uncharted e outros.
O Warren começou dizendo que a indústria de jogos tem uma capacidade que nenhuma outra tem: criar um enredo colaborativo - e disse que é importante que as pessoas deem destaque à isso.
Ele então começou a criticar os títulos, dizendo que não passam muita expressão, de acordo com ele, um título que não tem quase nenhuma expressão é Uncharted e The Last of Us:
Esses games limitam sua habilidade de interagir com um mundo, então, a história é contada do jeito que o jogo quer que seja. Em outras palavras, jogos lineares tem uma narrativa única que não pode ser afetada pelo jogador.
Então, ele disse que esses jogos(Uncharted e TLoU) tem ótimas histórias, mas não são feitas pelos jogadores.
A Naughty Dog respondeu, dizendo que na indústria atual, existe a oportunidade de criar vários jogos diferentes, desde AAAs à títulos independentes para atender à cada tipo de jogador e ter tudo o que uma pessoa quer que um jogo tenha.
Então, o Spector falou sobre o The Walking Dead, da Telltale e Heavy Rain, da Quantic Dream e disse que esses jogos tem uma expressão mediana.
Adoro o The Walking Dead, as escolhas que você faz são poderosas, mas são planejadas por um dos escritores e os efeitos em que elas resultam são predeterminados pelos desenvolvedores. As ações dos jogadores são muito limitadas.
Heavy Rain é uma experiência incrível. Ele tem uma ótima história, que é melhor até que a minha história de desenvolvedor de jogos. Mas essas histórias são ótimas porque o jogador nunca fará algo surpreendente ou inesperado. São basicamente cinco roteiros de filmes, e você escolhe qual roteiro vai ser passado naquela parte.
É interessante ver a opinião dele, o próprio jogo em que o Warren está trabalhando, Deus Ex - Mankind Divided parece que, assim como nos jogos anteriores da franquia, terá inúmeras escolhas e possibilidades - mas de certa forma, elas também já não tem um script pronto?
"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."