Nasa revela plano para enviar astronautas a Marte

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZW5ldC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMTAvbmFzYXMtam91cm5leS10by1tYXJzLXZlcnRpY2FsXzAxLmpwZw==

Já é oficial. A agência espacial norte-americana (NASA) tem um plano para o envio de astronautas até ao planeta vermelho a médio prazo. O Plano agora revelado têm três etapas com o objectivo de responder às questões fundamentais para que a missão possa ser um sucesso: transporte, trabalho no espaço e saúde da tripulação.

"A NASA está mais perto de enviar astronautas americanos a Marte do que em qualquer momento da nossa história", disse o administrador da NASA Charles Bolden. Num primeiro momento, os esforços da agência espacial centram-se nos testes dependentes da Terra, havendo depois outros dois passos necessários até ao começo da missão: campo de provas e independente da Terra.

Actualmente, os testes centram-se fundamentalmente nos laboratórios existentes a bordo da Estação Espacial Internacional. "A partir deste laboratório de microgravidade de classe mundial, estamos testando tecnologias e a promoção da saúde humana, bem como investigação de desempenho que permitirão missões de longa duração ao espaço profundo". Ao mesmo tempo, "estamos puxando pelos mais modernos sistemas de suporte à vida,0 imprimindo peças em 3-D, e analisando as técnicas de manuseio de materiais para a utilização de recursos in-situ. A oitava missão da SpaceX, de reabastecimento comercial, irá lançar o Módulo de Atividades Bigelow expansível, que demonstrará a capacidade de habitats espaciais infláveis."

A segunda etapa deste audacioso projecto foi apelidado de campo de provas. a NASA vai aprender a realizar operações complexas em um ambiente de espaço profundo mas que permita às tripulações retornar à Terra em questão de dias. Estas missões realizar-se-ão fundamentalmente no espaço cislunar, aquele volume de espaço ao redor da lua que apresenta várias possibilidade de órbitas estáveis e onde serão testadas as capacidades necessárias para os humanos viverem e trabalharem em distâncias "muito mais longe de nosso planeta, tais como Marte".

No press release onde dá conta do seu plano Viagem a Marte, a Nasa afirma que a terceira etapa preparatória da missão será independente da Terra. Trata-se de pôr em prática o que se aprendeu nos dois passos anteriores e será feito já nas proximidades do planeta vermelho, possivelmente em órbita de Marte ou de uma das suas luas e, quem sabe, aterrando mesmo no planeta.

Vêm aí tempos épicos para a exploração espacial, tempos que a Nasa afirma que terão de ser um esforço conjunto à escala global. Depois da aventura que foi a exploração da Lua chegou o momento mais esperado: o Homem quer ir a Marte e já existe um programa para levar astronautas até ao planeta.

Veja a infografia do plano da Nasa:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZW5ldC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMTAvbmFzYXMtam91cm5leS10by1tYXJzLXZlcnRpY2FsLmpwZw==

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque