Brasileiros conquistam cinco medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Foram quatro de ouro e uma de prata, tornando este o melhor desempenho do país na história do evento

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vd3VmV3drMVI3VTRicGF2NUIwbUhUeWNhTEt3PS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzEwLzA2L2RhX2VzcXVlcmRhX3BhcmFfYV9kaXJlaXRhXy1fcmVubmVyX2x1Y2VuYV9hbmFfc2NodWNoX2d1c3Rhdm9fZ3VlZGVzX2xlb25hcmRvX21hcnRpbnNfZV92aXRvcl9nb21lc18tX2ZvdG9fZGVfY2FybG9zX3BpbmhvLmpwZw==

Os estudantes que representaram o Brasil na VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) nos deram motivo para muito orgulho: eles conquistaram cinco medalhas, quatro de ouro e uma de prata.

O desempenho dos alunos brasileiros fez com que o país ficasse no primeiro lugar no quadro geral de medalhas, marcando o melhor desempenho do Brasil na história da competição.

Realizado entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro em duas cidades, Rio de Janeiro e Barra do Piraí, o evento reuniu 38 alunos de oito países da América Latina. Para poder participar da competição, os estudantes tiveram primeiro de se classificar em olimpíadas nacionais de astronomia e astronáutica em seus respectivos países.

Em preparação para a OLAA, a equipe brasileira estudou com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis, em Minas Gerais.

A olimpíada consistiu em três etapas: teoria, prática e reconhecimento do céu - que, por sua vez, variavam entre individual e em grupo (que podiam ser multinacionais). Além disso, os alunos participaram de uma competição de lançamento de foguetes.

Os estudantes Gustavo Guedes de Faria e Vitor Gomes Pires, do estado de São Paulo, Renner Leite Lucena, do Ceará e Ana Paula Lopes Schuch, do Rio Grande do Sul, receberam medalhas de ouro pelo desempenho nas provas. A medalha de prata foi conquistada por Leonardo Henrique Martins Florentino, de São Paulo.

Gustavo teve a maior nota geral entre todos os participantes. Empatado com Vitor, ele também recebeu um prêmio especial de melhor prova por equipes. Ana Paula, por sua vez, foi a responsável pelo mérito de melhor prova individual.

A equipe foi auxiliada pelos professores Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (UNIP) e Thiago Paulin Caraviello, do Colégio Etapa.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque