Nasa não investigará vida em marte por "medo de contaminação."

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5ndWltLmNvLnVrL3N5cy1pbWFnZXMvR3VhcmRpYW4vUGl4L3BpY3R1cmVzLzIwMTEvOC80LzEzMTI0OTE5NzM3MDQvTWFycy1zaG93aW5nLWNoYW5uZWxzLXBvcy0wMDEuanBn

Após a descoberta de água em Marte, a NASA vê-se agora confrontada com a impossibilidade de enviar o seu robô Curiosity investigar.

A agência espacial norte-americana NASA anunciou que não vai poder enviar o seu laboratório móvel, o Curiosity, analisar os escorrimentos de água salgada em Marte, cuja descoberta foi anunciada na passada segunda-feira - e que tem implicações directas para a procura de vida extraterrestre -, porque receia que isso possa contaminar o planeta vermelho com micróbios vindos da Terra.

Na origem deste dilema está a decisão, já antiga, de aumentar o nível de higiene de todos os materiais que possam entrar em contacto com ambientes húmidos susceptíveis de acolher eventuais formas de vida marciana. A NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e outras agências espaciais seguem as regras de um tratado internacional que visa "evitar qualquer forma de contaminação prejudicial" durante a exploração espacial.

O robô Curiosity, que pousou em Marte em Agosto de 2012, tem por missão recolher amostras de solo e de rochas. "O Curiosity não foi feito para ir aos locais susceptíveis de albergarem vida microbiana", explicou à AFP Michael Meyer, da equipa de exploração marciana da NASA. Por isso, não pode de forma alguma aproximar-se das estrias húmidas que aparecem em certas encostas do planeta vermelho. "Para isso, precisaríamos de condições muito elevadas de limpeza", salienta este especialista.

Já outros robôs, enviados há 40 anos pela NASA no âmbito do seu programa Viking - e que também pousaram em Marte -, teriam correspondido às exigências de limpeza agora necessárias. "Os robôs Viking eram essencialmente estéreis, mas as missões que enviámos a seguir não foram submetidas ao mesmo tratamento", salienta Catharine Conley, que dirige o gabinete de protecção planetária da NASA, encarregue de evitar contaminações entre a Terra e os outros planetas. "Seria óptimo termos novamente essa capacidade, para podermos ir directo às estrias e recolher amostras", acrescenta.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.