IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1veUljcjFNQkFoOC9WZ0xVTjlkblhUSS9BQUFBQUFBQTZQMC9PTXNQZEFpdTZGNC9zNjQwL09haFUwZjcucG5n
Em uma iniciativa certamente ligada à entrada da companhia no mercado de games para dispositivos móveis e ao seu próximo sistema dedicado a games, de codinome "NX", a Nintendo se uniu recentemente ao Khronos Group. E o que é o Khronos Group ? Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que reúne alguns dos maiores nomes da indústria de entretenimento - como Google, Apple, Valve, AMD, Intel, Sony, Nvidia, Unity, etc. - com o nobre propósito de "criar padrões abertos e isentos de royalties para computação paralela, mídia gráfica e dinâmica em uma ampla variedade de plataformas e dispositivos". E que atualmente desenvolve a API Vulkan.
A intenção de todas as companhias envolvidas com o Khronos Group é basicamente a de gerar padrões específicos de APIs - Interface de Programação de Aplicativos - para facilitar e agilizar a programação de softwares para as mais diversas plataformas. Na função de Contribuidora, a Nintendo não apenas vai contribuir para a criação destas APIs padrão, como também terá acesso a todo o material já desenvolvido na Khronos Group.
Isso pode significar, dentre outras coisas, um esforço da Nintendo visando lançar aplicativos/softwares que funcionem sem problemas em diversas plataformas diferentes, e também em fazer com que as suas próprias plataformas ( atuais e novas ) possam receber um maior número de aplicativos/softwares desenvolvidos por outras companhias.
IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvVnVsa2FuX211bHRpLmpwZw==
A API Vulkan por ser de baixo nível vai permitir alto desempenho, e vai dar aos desenvolvedores uma facilidade incrível de portabilidade, algo que é bom para toda a industria.