Para a ciencia, a felicidade que conhecemos não existe

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2h5cGVzY2llbmNlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wOS9jaWVuY2lhLWRhLWZlbGljaWRhZGUtODM4eDQ5MS5wbmc=

Há um debate filosófico enorme sobre o que realmente significa "ser feliz", mas se você está à procura de respostas concretas, ele pode não ser o suficiente. Em uma matéria publicada no site Life Hacker, o redator Patrick Allan foi procurar o que a pesquisa científica diz que a felicidade é, e - talvez mais importante - o que ela não é.

Todos sabemos o que sentimos quando estamos felizes, mas a verdadeira fonte de nossa felicidade sempre foi difícil de identificar. Podemos nos tornar mais felizes? Se sim, como? Como explica um professor de História da Universidade Estadual da Flórida, Darrin M. McMahon, os povos antigos, na verdade, enxergavam essa tal felicidade mais como um sinal de sorte.

"É um fato marcante que em todas as línguas indo-europeias, sem exceção, chegando até o grego antigo, a palavra para a felicidade é um cognato com a palavra para a sorte… O que este padrão linguístico sugere? Para muitos povos antigos - e para muitos outros bem depois disso - a felicidade não era algo que você poderia controlar", aponta o pesquisador.

Esse tipo de pensamento ainda é bastante comum hoje em dia. Um monte de gente assume que ser feliz significa que você teve sorte ou que a sua vida foi abençoada. A psicologia positiva, em combinação com outras áreas científicas, como neurologia, tem feito muito progresso em descobrir o que constitui a felicidade, e que temos algum controle sobre ela.

O que não é felicidade, segundo a ciência

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3J0Y29ubWFpbmUuY29tL3dlYi9pbWFnZXMvMjAxNC9oYXBweTIuanBn

Talvez a melhor maneira para a ciência de tentar definir a felicidade, ou qualquer outra coisa, é com o processo de eliminação. Se você aprender que não é felicidade, você vai, pelo menos, conseguir restringir o seu conceito do que é felicidade. Emiliana Simon-Thomas, diretora de ciência no Greater Good Science Center da Universidade de Califórnia Berkeley, explica que existem algumas regras básicas que os estudos determinaram ao longo dos anos sobre o que a felicidade não é:

  1. Ter todas as suas necessidades pessoais atendidas.
  2. Sentir-se sempre satisfeito com a vida.
  3. Sentir prazer o tempo todo.
  4. Nunca sentir emoções negativas.

Surpreso? Se a resposta for sim, a sua definição de felicidade pode estar um pouco errada. O que o Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley descobriu com suas pesquisas é que a verdadeira felicidade é mais sobre a paz geral da mente, focando no bem maior. A felicidade não é sobre querer mais, sempre se sentir "bem", ou até mesmo estar satisfeito com cada aspecto de sua vida. Hedonismo, ou a busca do prazer e auto-indulgência, provou trazer surtos temporários de felicidade, mas como a pesquisa de Kahneman explica, não é eficaz em manter sua felicidade geral ao longo do tempo.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque