Japoneses criam rim - que funciona - em laboratório

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3NhdWRlLmNvbnN1bHRhY2xpY2suY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA3L3JpbnNfMy5qcGc=

Pela primeira vez os órgãos feitos em laboratório cumprem as suas funções nos corpos das cobaias. Mas ainda é cedo para falar em transplantação humana

Os resultados, bastante animadores para quem espera ou pode vir a esperar por um transplante (em Portugal, 13% da população está em risco de ter doença renal grave), foram publicados na PNAS, a revista oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América. Mas o avanço científico foi feito em Tóquio, por uma equipa de especialistas da Universidade Jikei.

Pela primeira vez, os rins artificiais concebidos em laboratório, a partir de células estaminais, funcionaram depois de transplantados em ratos. Até agora, todas as tentativas feitas nesse sentido tinham esbarrado na questão da passagem da urina, agora resolvida com a criação de canais extra para o escoamento do líquido, aliada ao desenvolvimento de uma bexiga artificial. 

As primeiras experiências, feitas há oito semanas, tiveram resultados cem por cento satisfatórios. Além de em ratos, os cientistas japoneses já transplantaram o conjunto - rins mais beixiga artificiais - em porcos. 

À BBC News, Chris Mason, especialista em células estaminais e medicina regenerativa do University College London, aplaudiu o avanço mas apelou à calma dos milhões de pessoas em todo o mundo a aguardar transplantes renais: "É um interessante passo em frente. A base científica parece sólida e eles obtiveram bons valores em animais. Mas isso não quer dizer que resulte com humanos. Ainda estamos a anos disso. Digamos que isto nos deixa mais perto de percebermos de que forma é que a canalização funciona. Pelo menos no caso dos rins, podemos submeter os pacientes a diálise, o que faz com que tenhamos tempo para cultivar rins, se isso se tornar possível". 

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,