Carros autônomos em 5 anos: Google garante e especialistas duvidam

#Notícia Publicado por andnick, em .

A evolução dos carros autónomos está a acontecer em dois caminhos diferentes: o das fabricantes de automóveis e o da Google. As marcas automóveis acreditam que a total automação da condução é algo que acontecerá progressivamente, mas a Google discorda.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iaXRtYWcuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA5L2NhcnJvLWdvb2dsZS02ODR4MjUwLmpwZw==

A Audi, a Mercedes-Benz, a Tesla e a General Motors são alguns dos nomes da indústria automobilística que têm investido em projetos de Investigação e Desenvolvimento para levar os seus carros até ao próximo estágio da evolução tecnológica. Esses investimentos traduzem-se em sistemas de navegação inteligente, trava automática, ferramentas de conectividade avançada e parqueamento automático.

Do outro lado da moeda, a Google, conduzindo testes exaustivos, quer, no curto prazo, tornar esses veículos uma realidade. O líder da unidade de carros autônomos da empresa de Menlo Park, Chris Urmson, está confiante de que um veículo que não exija qualquer intervenção por parte do condutor (que, com esses novos carros, passará também a denominar-se como "passageiro") poderá começar a ser produzido em massa já em 2020.

No entanto, e de acordo com a Reuters, Raj Rajkumar, um dos pioneiros da condução autônoma na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA), afirma que os carros autônomos surgirão pouco a pouco e que os humanos terão de tomar as rédeas do veículo por mais alguns anos.

Consta que a Tesla, sob a direção executiva do excêntrico Elon Musk, quer oferecer, até ao fim do ano, um sistema de piloto automático que permita ao condutor ceder o controle do carro, mantendo este uma velocidade constante numa autoestrada. Esse sistema já está sendo testado por um conjunto limitado de clientes da Tesla.

Apesar da sua visão, Urmson, a par de muitos outros especialistas da área da condução autônoma, receiam que o condutor não esteja disposto a abdicar do controle do carro por longas distâncias.

Outra questão que se coloca, e que é de extrema importância para a segurança do condutor e passageiros, prende-se com a passagem de condução automática para condução manual em situações de emergência.

Um estudo da autoridade reguladora das autoestradas norte-americanas revelou que os condutores demoravam uma média de 17 segundos a assumir o controle manual após o sistema do carros ter emitido um alerta de perigo.

Diz a agência de notícias que esse tempo foi reduzido para poucos segundos quando alertas sonoros e visuais eram acompanhados por um mecanismo inserido no assento que dava um ligeiro toque no condutor. Contudo, o sistema nem sempre se provou eficaz, tendo em conta que, estando num carro autônomo, o condutor distrai-se com outras atividades que reduzem a rapidez da sua resposta.

Com tantas pontas soltas, será que os carros autônomos passarão de ficção-científica a realidade já nos próximos anos? Talvez sim, talvez não. Facto é que todos os computadores (sim, porque estes carros altamente tecnológicos serão autênticos computadores com rodas) estão vulneráveis a falhas e a perigos externos, independentemente das camadas de segurança.

Anderson
Anderson #andnick

I wanna Rock

, ESTADO SEM LEI
Publicações em Destaque