Marty O'Donnell ganha processo contra a Bungie

#Notícia Publicado por Thankshell, em .

IMAGEaHR0cDovL21hcnR5b2Rvbm5lbGxtdXNpYy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDQvTWFydHlfcG9ydHJhaXQtMTAyNHg1NzYuanBn

Juiz decidiu a favor do compositor.

Em Abril de 2010, a Bungie e a Activision assinaram um contrato para o desenvolvimento de uma nova série de videojogos dividida em cinco partes de seu nome Destiny. Marty O'Donnell compôs a música para todas as "aplicações" de Destiny. Ao invés de criar em separado os temas para cada um dos jogos, foi pedido a O'Donnel que criasse de uma vez todos os temas e assim ele fez. Criou uma peça de oito movimentos a que chamou de Music of the Spheres. Onde trabalhou ainda com Paul McCartney.

Segundo os papéis do tribunal, a Activision não demonstrou interesse em lançar Music of the Spheres como um trabalho separado de Destiny e O'Donnell começou a ficar impaciente. O acordo inicial ditava que a Bungie teria que lançar o jogo a 24 de Setembro de 2013 mas como sabemos chegou um ano mais tarde. O trabalho de O'Donnell ficou pronto no início de 2013 e na E3 desse ano, em Junho, a Activision decidiu não usar Music of the Spheres no trailer do jogo para o evento.

A Activision foi acusada e assumir controle artístico sobre a música do trailer e gerou um conflito entre O'Donnell, a Bungie e a Activision. O compositor ameaçou a Bungie a tomar medidas para impedir que a editora se intrometesse no trabalho das duas partes e procurou ajudar também a Bungie pois acreditou que a integridade artística e propriedade intelectual estavam a ser ameaçadas.

O compositor ameaçou e tentou impedir que o trailer fosse publicado online o que causou conflito com a Bungie que sentiu estar a ser prejudicada e que o interesse de O'Donnell estava na publicação do seu trabalho ao invés dos melhores interesses da Bungie. Algo que a Activision ameaçou que poderia resultar numa quebra do contrato. Ainda assim a Bungie não despediu O'Donnell mas não tolerou a sua conduta e depois de umas férias, decidiu despedir O'Donnell porque este não voltou empenhado para o trabalho.

Em Setembro de 2014, a Bungie acabou por lá conseguir lançar o jogo e a primeira parte de Destiny conseguiu vender 6.3 milhões de unidades num ano. A Bungie despediu O'Donnell sem justa causa em Abril de 2014 e não lhe pagou as férias não gozadas. O compositor levou a companhia a tribunal e ganhou mas num caso separado.

O'Donnell era ainda dono de ações da Bungie e o acordo ditava que se ele saísse de livre vontade perderia as ações, o que não aconteceu mas a Bungie tentou na mesma reaver as ações. O tribunal diz existirem provas que a Bungie propositadamente atrasou o lançamento de Music of the Spheres como forma de manipular O'Donnell mas que peças do seu trabalho foram tocadas em eventos e eram agora do domínio público.

O juiz acabou por decidir que ao contrário do desejado pela Bungie, O'Donnell ficará sem as suas ações na empresa mas terá direito a 20% do seu valor em dinheiro segundo valores de Abril de 2014 ou então 50% em ações comuns segundo valores de Julho de 2014, ou seja, o compositor conseguiu aquilo que queria.

Em troca, O'Donnell terá que devolver qualquer material que tenha em sua posse que pertença agora à Bungie e perde os direitos sobre esses trabalhos. A Bungie recorreu da decisão mas o recurso foi negado. Para o juiz, a Bungie violou o contrato com O'Donnell quando o despediu o o forçou a entregar as suas ações.

Thankshell
Thankshell
Publicações em Destaque