Campeonato de FIFA 09 reúne 192 jogadores em São Paulo

#Notícia Publicado por leandrofq, em .

Um campeonato de videogame deve reunir uma meia dúzia de 'nerds' aficionados por jogos e computadores, que se enfrentarão por horas em uma jogatina sem emoção para quem não está participando, certo? Errado.

IMAGEaHR0cDovL2ltZy50ZXJyYS5jb20uYnIvaS8yMDA5LzAzLzMwLzExNTI0NTQtNTI1Ni1jcC5qcGc=

Ruben Zerecero disputará o mundial em Barcelona

A Fifa Interactive Cup, evento que serve como eliminatória para o campeonato mundial, realizado em Barcelona, na Espanha, reuniu 192 jogadores, além de dezenas de pessoas que ficaram somente na torcida, em um dos templos do futebol no Brasil, o Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Competidores de todas as idades - acima dos 16 anos, idade mínima permitida - mostraram suas habilidades com a bola nos pés de seus jogadores controlados por um joystick, no caso o do PlayStation 3, plataforma utilizada no torneio organizado pela Eletronic Arts.

No começo, todos os jogadores se enfrentaram em um jogo simples: apenas o primeiro tempo de uma partida de 4 minutos. Havendo empate, era disputado o segundo tempo, com a regra do Golden Goal (quem marcasse primeiro, ganhava a partida). Havendo novo empate, a disputa era nos pênaltis.

Após a primeira etapa, começaram as eliminatórias, aí sim com partidas jogadas por inteiro, em uma das 8 máquinas instaladas no salão.

Mesmo virtual, a disputa lembra uma partida de futebol de verdade. Os jogadores entram lado a lado, muitos deles utilizando camisetas de times (entre os internacionais, os times ingleses eram os favoritos; entre os brasileiros, o líder disparado era o Corinthians).

Na hora do gol, alguns são mais contidos, apenas cerrando os punhos em comemoração. Já outros são mais empolgados, gritando e comemorando como se estivessem no gramado de verdade.

A torcida fez um espetáculo á parte. Os que eram eliminados passavam a assistir os jogos dos companheiros, torcendo como se estivessem nas arquibancadas. Gritos de guerra, provocações e gritos de gol - principalmente contra os melhores rankeados nos campeonatos anteriores - agitaram e deram um brilho à disputa.

O mais "perseguido" pela torcida era o mexicano Ruben Morales Zerecero, 19 anos, campeão do ano passado. As partidas de Ruben eram marcadas por uma forte torcida contrária, que vibrava a cada lance errado ou gol sofrido pelo mexicano.

Após 6 horas de disputas, "o mexicano", como é conhecido, confirmou o favoritismo, derrotando de virada o paulista Sergio Pires, 19, e ganhando pela segunda vez a vaga latino-americana para o mundial, além de um videogame PlayStation 3.

Após horas assistindo às partidas, algumas delas de nível altíssimo, a vontade de participar do campeonato era grande. Uma pena que, por conta da alta procura, os jornalistas não puderam se inscrever no campeonato - segundo a assessoria do evento, decisão dos representantes da FIFA.

leandrofq
leandrofq

Simplicidade é o máximo da sofisticação

, Santo André SP
Publicações em Destaque