Conheça o Pokémon Ultimate Battle, um jogo brasileiro de tabuleiro baseado em Pokémon

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

Você é fã de Pokémon? Se a resposta for sim, então você deveria saber que um grupo brasileiro de designers resolveu dar vida ao mundo de Pikachu e sua turma.

Já falamos aqui um pouco sobre o que é o board game. Porém, nós do site N-Party fomos além, e conversamos com um dos responsáveis por tornar realidade esta aventura Pokémon: Fernando Cruz. Ele nos conta um pouco mais sobre seu projeto e seus objetivos com o jogo de tabuleiro. Além disso, ele ainda nos mostra um pouco mais da mecânica do jogo.

Acompanhe na íntegra, o nosso bate-papo exclusivo:

Como surgiu a ideia de montar o Board Game de Pokémon?

Posso dizer que tudo aconteceu dentro de um ônibus. Em uma conversa com um de meus amigos - agora sócio - lembramos de um jogo antigo chamado Mestre dos Treinadores. No entanto, esse jogo possuía algumas restrições, e achamos uma boa ideia criar algo com mais opções para o jogador. Por sermos designers, decidimos então engatar um projeto na criação de um Board game mais interativo de Pokémon.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy03UG5Nb0dPeEV3SS9WZUpwZXJPcnBmSS9BQUFBQUFBQWx4QS9GdURvcUh1amFQTS9zNjQwL2JvYXJkLmpwZw==

Quantas pessoas estão envolvidas? Levou muito tempo para o término do primeiro tabuleiro?

Hoje em dia são três, mas tive alguns problemas com meus sócios no início. Devido a falta de tempo, eles acabaram desistindo de trabalhar comigo. No fim das contas, acabei criando sozinho as cartas, as regras e o tabuleiro em si. Por conta disso, levei cerca de um ano para terminar o primeiro tabuleiro, e mais dois anos para testar tudo. Mas gostaria de enfatizar que, embora o trabalho de criação tenha sido feito por mim, algumas regras do jogo foram baseadas em ideias que meus sócios deram antes de saírem do projeto.

Mas eles voltaram a trabalhar com você?

Sim. Algum tempo depois, eles viram como estava o andamento do jogo e gostaram. Eu os convidei a voltar para a equipe e eles toparam. O Bruno e o Alexandre (meus sócios), me ajudam de diversas formas, inclusive a bolar novas idéias para o tabuleiro.

Qual a idade recomendada para se começar a jogar?

Na verdade, existem duas formas de se jogar. A forma fácil e dinâmica é recomendada para crianças de 8 a 14 anos. Agora, para os maiores de 14 anos e que gostam de desafios mais elaborados, o modo avançado é o mais indicado. Nele, todas as regras do jogo são inclusas. Levando um pouco mais de tempo para se pegar o jeito.

Partindo agora para o mundo Pokémon. Quando começou a sua relação com a série?

Eu comecei a ver Pokémon na época em que ele estourou, logo na primeira temporada. Após a segunda temporada, deixei de acompanhar a série, tanto no anime quanto nos jogos. No entanto, após a decisão da criação do Board game, fui atrás do prejuízo. Por questões financeiras, não pude comprar os portáteis para jogar as gerações atuais, e acabei tendo que aderir a outros meios para conseguir jogar todos os jogos da série.

Qual sua região favorita e por quê?

Sem dúvidas é Kanto. Foi esta região quem me inspirou para tudo. Os Pokémons e até mesmo o Ash, protagonista do anime, me fizeram pegar gosto pela série e querer conhecer mais sobre a franquia.

O mundo Pokémon teve alguma influência na sua escolha de ser um designer?

Não necessariamente. Na verdade, o fato de eu ser um designer foi que me inspirou a trabalhar com Pokémon. Trabalhar com o que eu gosto e com a série que eu gosto se tornou o casamento perfeito. Então, posso dizer que o fato de eu ser um designer fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela série.

Se você pudesse realizar um desejo, profissionalmente falando, qual seria?

Com certeza seria a venda oficial do nosso Board game. Hoje estamos correndo atrás para conseguir a licença para que esse sonho seja possível. Estamos usando todo o tipo de divulgação que está a nosso alcance. Além disso, estamos promovendo o jogo também através de eventos, onde os interessados em conhecer nosso projeto possam jogá-lo gratuitamente. Estamos com todas as seis gerações prontas em arquivo, prontas para ser tornarem reais. Então meu maior desejo é que todo esse trabalho possa ser reconhecido.

Para finalizar: gostaria de mandar um recado para nossos leitores?

Primeiramente, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que apoiaram nosso projeto. Já estivemos em alguns eventos e muitos gostaram do que viram. Nosso projeto tem potencial, então meu pedido é: divulguem. Não podemos efetuar a venda do produto sem uma licença para isso, portanto precisamos de toda divulgação possível para que o Board Game se torne real. Inclusive aceitamos todo tipo de feedback para que possamos melhorar cada vez mais.

Caso esse projeto dê certo da forma que gostaríamos, já temos em mente criar outros Board Games de mundo próprio, sem referência a qualquer outro jogo.

Fernando ainda nos concedeu a honra de vermos o jogo de perto. No vídeo abaixo, falamos um pouco sobre as regras básicas e ainda fizemos uma rápida partida para darmos nossa opinião.

SmdmcFJSNG16M2c=

Saiba um pouco mais dos trabalhos de Fernando em: http://kawek.net/fernandocruz

E-mail: [email protected]

inuyasha302
inuyasha302