Windows 10 gratuito vai fazer mercado de PCs sofrer até 2016, diz IDC

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Consultoria aponta upgrade de graça para o novo sistema como um dos fatores responsáveis pelo cenário ruim do mercado, que deve cair 8,7% neste ano.

IMAGEaHR0cDovL3JhY2suMi5tc2hjZG4uY29tL21lZGlhL1pna3lNREV5THpFeUx6QTBMekExTDBoUVVFTkpiV0ZuWlUxaExqVnhNaTVxY0djS2NBbDBhSFZ0WWdrNU5UQjROVE0wSXdwbENXcHdady82NmE2MGUxZS8zY2MvSFAtUEMtSW1hZ2UtTWFzaGFibGUuanBn

Os upgrades gratuitos do Windows 10 são ótimos para os usuários e péssimos para as fabricantes de PCs, afirmou a IDC nesta semana.

Segundo a consultoria, as vendas de computadores devem enfrentar dificuldades até 2016, quando acabam as licenças gratuitas do novo Windows para quem possui as versões anteriores do sistema (Windows 7 e Windows 8.1), o que dará uma sobrevida a um grande número de máquinas. Com isso, os consumidores finais só devem voltar a comprar PCs novos em 2017.

Até lá, no entanto, o cenário deverá ser ruim: a IDC aponta que as vendas globais de PCs devem cair 8,7% neste ano e 1,1% em 2016, levando a uma leve recuperação no ano seguinte.

Já o mercado de PCs voltados para usuários finais deverá ter um futuro ainda mais complicado: a IDC diz que não vislumbra uma recuperação antes de 2019.

A IDC se recusou a apontar um vilão, apesar de ter afirmado que vários fatores contribuíram para essa queda. Um deles parece ser a falta de interesse em comprar computadores especificamente para rodar o Windows 10 - em parte, porque esse hardware ainda não está amplamente disponível.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque