Star Citizen: Desenvolvedor estaria dando o dinheiro de volta a quem pede

#Notícia Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvMTE3OS8xMTc5OTkxMS8yODM3ODIyLXZhbmd1YXJkLmpwZw==

De acordo com a Polygon (Ver fonte) um número de backers de Star Citizen frustrados estão solicitando a Cloud Imperium Games seu dinheiro de volta. E embora a empresa não esteja dando garantias e anúncios públicos, o site Polygon soube que os refunds estão sendo realizados.

Muito da insatisfação dos consumidores é devido a quão pouco do jogo prometido foi lançado até agora e quão frequentemente os vários módulos atrasam.

A campanha inicial de fundos ocorreu em 2012, por meio do site da RSI e do Kickstarter. O simulador de combates espaciais já alcançou mais de 87 milhões de dólares. A escala do projeto cresceu com novos stretch goals.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlc2Nkbi50d2Vha3Rvd24uY29tL25ld3MvMy80LzM0MTA1XzAyX3N0YXJfY2l0aXplbl9icmVha3NfdGhyb3VnaF8zMF9taWxsaW9uX29mX2Z1bmRpbmdfd2lsbF9pdF9zdG9wX25vLnBuZw==

Em 2012, a CIG dizia que a demo do dogfighting espacial estaria disponível no final de 2013 com um beta do jogo completo posteriormente e a release completa no final de 2014.

O dogfighting acabou sendo lançado em estado ainda pre-alpha muitos meses depois em 2014 e junto com um Hangar que havia saido anteriormente, foram as únicas coisas lançadas até o momento. Outros elementos do jogo incluindo um módulo de tiro em primeira pessoa, área social em planetas e campanha single-player, modulo de naves com multi-jogadores e o universo persistente final ainda estão por aparecer. Alguns jogadores estão furiosos:

https://forums.robertsspaceindustries.com/discussion/comment/5454987/#Comment_5454987

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvNjM5SkRUQUNxMjVZMXBWU0FlUGRxTVpsUGtnPS8zeDA6MTQzNXg4MDYvOTYweDU0MC9maWx0ZXJzOmZvcm1hdCh3ZWJwKS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2ltYWdlL2ltYWdlLzQ2OTk0NjA4L1NjcmVlbnNob3RfMjAxNC0xMS0xMV8wOS41Mi4wNC4wLjAucG5n

Em Julho, uma pesquisa interna nos forums da CIG revelou que 25% dentre os votantes (em geral os fãs mais empolgados permanecem no dia a dia dos forums) estaria interessado em um processo mais claro de refunds. A pesquisa recebeu 1173 respostas.

Os termos de serviços ao cliente de Star Citizen não permitem refunds, porém, são baseados em critérios que a empresa pode ter desrespeitado, portanto, não chega a ser algo com real peso legal. E os jogadores fizeram variadas contribuições com muitos chegando a milhares de dólares.

Em uma entrevista com a Polygon esta semana, o fundador da CIG Chris Roberts disse que os refunds estão sendo dados. "Nós não fazemos isto público, mas quando as pessoas nos contactam e conversam conosco de uma maneira racional, na maioria dos casos nós damos o dinheiro de volta" ele disse. "Nós não queremos que as pessoas façam parte do projeto se elas não estão felizes."

IMAGEaHR0cDovL29pNjIudGlueXBpYy5jb20vMzR4a3d0Yy5qcGc=

Ele persistiu de que a empresa não estaria sobre obrigações legais de oferecer refunds, o que é questionável: "Nós não temos que fazer isso. Os termos do acordo diz que nós não precisamos. Nós estamos desenvolvendo o jogo, então nós não podemos estar em uma posição onde nós automaticamente daríamos o dinheiro de volta as pessoas. É com o dinheiro que pagamos salários. Se nós não podemos gastar o dinheiro que nós pegamos, nós não podemos fazer o jogo. Nós não queremos que as pessoas fiquem com a impressão de que isso seja automático porque é completamente prejudicial para nós."

Q1hKWmJQSTVuS0U=

Um representante da Cloud Imperium disse que um total de 1269 refunds foram dados até o momento, com 93 deles ocorrendo após Julho último. Roberts recusou-se a responder qual percentagem está garantida para oferecer refunds.

"Se existem casos onde as pessoas estão realmente indignadas, ou enfrentando dificuldades, em uma base caso a caso nós estamos analisando e dando o dinheiro de volta," ele disse. "Nós não queremos manter as pessoas obrigatoriamente ao redor. Nós não queremos brigar com elas."

Várias datas de release prometidas dos módulos de Star Citizen escaparam. Em janeiro de 2015, Roberts apresentou um schedule no qual o módulo de tiro em primeira pessoa, conhecido como Star Marina, chegaria entre abril/maio deste ano, seguido do módulo social e os módulos multicrew, além de um capitulo da campanha single-players Squadron 42 e um Alpha do universo persistente.

IMAGEaHR0cDovL2Rvd25sb2FkLmdhbWV6b25lLmNvbS91cGxvYWRzL2ltYWdlL2RhdGEvMTE4Njk3Ny8yNTY3MjE4LTQwOTg2MTM5OTAtU3RhckMuanBn

Na Gamescon, Roberts mostrou demos de vários módulos junto com uma nova timeline com o modulo social saindo nos próximos dias, Star Marine em algumas semanas seguido por um Arena Commander atualizado para multicrew pouco depois após a Citizencon. Não existe data certa para Squadron 42, embora algo possa vir a ser anunciado na próxima Citizencon, que ocorrerá na Inglaterra dia 10 de outubro. O Universo Persistente e a release completa do jogo estaria prometido para 2016.

Roberts apontou que é um jogo ambicioso e que muitos jogos sofrem atrasos. Ele disse que o time dele de 200 pessoas espalhadas através de quatro países está trabalhando e enfrentando desafios técnicos significativos.

aVp0RUVBZEVpaGc=

O demo da Gamescon foi assistido por uma multidão com entusiasmo. A maior parte da comunidade dos forums de Star Citizen mantém um ar de otimismo, empolgação e suporte, embora, seja uma minoria pouco representativa entre a quantidade de backers que o jogo possui. E conforme o tempo passa, e mais atrasos ocorrem, mais difícil de manter a confiança.

Paul Shelley (apelido Bzerker01) é um streamer de Twitch que segue Star Citizen de perto e é bem conhecido entre a base leal de fãs do jogo. "A comunidade está ligeiramente otimista", ele disse. "Eles querem ver progresso. Existem muitos que estão esperando por mais conteúdo antes de continuar a suportar seja financiando ou promovendo o jogo."

Ryan Allen, um desenvolvedor web da California, suportou Star Citizen no início de 2013 e gastou um total de 930 dolares em várias naves in-game, através de um período de 18 meses. Ele contou a Polygon que ele solicitou um refund completo em 13 de julho de 2015 e recebeu no dia 31 de julho.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dqb2IuY29tL29uZWFuZ3J5Z2FtZXIvZmlsZXMvMjAxNS8wNC9JbWFnZTQxOC01ODV4MzAwLmpwZw==

"Quando eu suportei o jogo, eu estava empolgado que Chris estava fazendo um novo Wing Commander", ele contou a Polygon. "Foi tipo, 'tome meu dinheiro'". Em 2014 Allen jogou o modo Hangar e Arena Commander por volta de 30 horas.

Mas Allen disse que desde o início de 2015 ele começou a ficar desiludido com o jogo. "Eu acreditava totalmente nisso, mas depois de tantos atrasos, eu só queria meu dinheiro de volta."

Em Julho, Allen contactou o serviço de suporte ao cliente da CIG via um email descrevendo a sua insatisfação. "Eu senti que eles estavam sendo desonestos e que o jogo estava rumo a um desastre", ele disse. Depois de uma série de emails, ele teve seu refund negado. Refunds oficiais só estaria disponíveis para pessoas que comprassem o jogo e estivessem insatisfeitos, dentro de 14 dias, e o representante disse que os pledges de Allen eram muito antigos para receber o refund.

Razão esta que acabou por contradizer totalmente o que Roberts disse quando questionado pela Polygon.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kc29nYW1pbmcuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA4L1N0YXItQ2l0aXplbi1Db21tZXJjaWFsLTY3MngzNzIuanBn

Allen tornou-se um crítico vocal do jogo nos forums de Star Citizen e no Reddit. Ele disse que ele enfrentou vários outros backers em argumentos online. Ele também contactou a Federal Trade Comission, e o Better Business Bureau, órgãos de proteção ao consumidor norte-americanos, para fazer reclamações. Alguns diad depois ele recebeu um email da Cloud Imperium, prometendo devolver o dinheiro, o que ocorreu dias depois.

"Foi de um dia para o outro" disse Allen. "Eu não sei o porque eles mudaram e eu não vou questionar. Depois daquele email, eles me deram o melhor experiência de serviço ao cliente que eu jamais tive em jogos. Eles realmente trabalharam focados 110% para dar o meu dinheiro de volta".

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5naWFudGJvbWIuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvMS8xNjEzMS8yNTY5MTk2LTU1MjE2NTY4MDUtUTFGbVUuanBn

De acordo com Roberts, backers insatisfeitos como Allen são uma exceção. "Em geral nossos números de refund são muito, muito baixos comparados ao resto da indústria," ele disse. "É significativamente mais baixo do que você pega com transações onlines na maioria dos jogos. O problema é, existe pessoas bastante bastante vocais, mas eles definitivamente são uma minoria."

O que coloca Roberts em uma contradição com seu próprio discurso, já que se ele acredita que é só uma minoria, então não há por que temer tornar o processo de refund mais claro e automático, visto que a empresa decidiu por fazer o que bem entende, ignorando promessas anteriormente feitas a maioria de seus backers.

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.