Fig: Financiamento coletivo que oferece opção para lucrar com futuras vendas dos jogos

#Notícia Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovLzM2NjQ2ZDg3Nzg2ZmVhZmMwNjExLTAzMzhiYmJjZTE5ZmM5ODkxOWM2MjkzZGVmNGM1NTU0LnIwLmNmMS5yYWNrY2RuLmNvbS9pbWFnZXMvWnVtQXlvem03amV2Ljg3OHgwLlotWjk2S1lxLmpwZw==

Tim Shafer, Brian Fargo e Feargus Urquhart se deram muito bem com seus estúdios utilizando Kickstarter, respectivamente Double Fine, InXile e Obsidian, e agora eles formam o conselho diretor de uma nova plataforma para projetos de jogos via crowdfunding fundada pelo ex-COO da Double Fine Justin Bailey.

Chamada Fig, esta é uma plataforma bem diferente das já existentes: É exclusiva para jogos e ela oferece oportunidades reais de investimento além dos convencionais rewards para backers.

IMAGEaHR0cDovL21hc3NpdmVseW9wLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wOC9tb25leS0zLTg2MHgyODAuanBn

Por enquanto, estes investimentos serão limitados a um tipo de investidor "accredited" definido pela SEC como qualquer um que ganhe mais do que 200 mil dólares por ano nos últimos dois anos e "chances reais" de ganhar novamente neste ano, ou tenham um patrimônio líquido de mais de 1 milhão de dólares, não incluindo o valor de sua residência primária. Colocando-se sucintamente, isto significa "outras pessoas", embora o plano é abrir o modo de investimento para todos uma vez que o processo seja aprovado pela SEC (órgão federal regulatório norte-americano).

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5vcmFuZ2VsdC51cy9pbmZvL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEwLzA4L1NFQy0xMS5wbmc=

Outra diferença significativa é que a Fig será controlada de perto, com apenas uma campanha executando por vez. O plano é alternar entre "jogos iii" de estúdios como Obsidian, inXile, e Double Fine- "iii é um novo termo e é o equivalente de jogos AAA de grandes publicadores, porém, indie", informou a Fig em seu anúncio.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1hc3V0cmEuY29tL2RiX2FyZWEvaW1hZ2VzL25ld3MvMjAxNS9BdWcvMjUxNTMzL2ZpZ19sb2dvX2Z1bGxfd29yZC5wbmc=

O primeiro projeto da Fig é Outer Wilds, um jogo de exploração espacial que foi exibido em Julho. Ele tem um objetivo de 125 mil dólares, e como Kickstarter, existem vários tiers de rewards para backers, neste caso variando de 20 a 10 mil dólares; o total deve ser atingido dentro de 31 dias, caso contrário o projeto não recebe nada. Diferente do Kickstarter, entretando, 34 a 50 mil dólares levantados até agora veio de investidores ao invés de backers convencionais.

WjZ5dHZ6TmxtUm8=

"Esta oportunidade de investimento é uma excelente maneira de mostrar nosso suporte para o jogo e compartilhar a renda líquida de potenciais vendas do jogo em certas plataformas PC, nos termos completos da oferta, os quais podemos compartilhar com estes tipos de investidores", revela as informações no site na seção "Learn More". "Para participar como um investidor: Você deve ser um investidor "Accredited e ser capaz de fornecer informações para verificação de seu status e você deve investir no mínimo 1000 dolares."

IMAGEaHR0cHM6Ly9wbGF5ZmlnLnMzLmFtYXpvbmF3cy5jb20vY2FtcGFpZ25zL21hbnVhbF91cGxvYWRzL291dGVyd2lsZHMvYmxhY2tIb2xlRmx5QnkuZ2lm

Shafer contou a Polygon que ele queria oferecer equidade para backers desde o primeiro esforço de crowdfunding dele, em 2012, mas foi prevenido de fazê-lo devido as leis norte-americanas. Alterações na lei trazidas sobre o nome Ato JOBS é o que eventualmente permitirá a Fig abrir as portas de investimento para todos. "Se Outer Wilds se tornar o próximo jogo de "um bilhão de dólares", as pessoas que ajudaram ele a acontecer deverão ser capazes de lucrar com isso," ele disse.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lc3ZpbGxhZ2UuaXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDIvVGltLVNjaGFmZXItbmV3cy5qcGc=

É verdade, mas é o bastante para tornar a Fig notavelmente mais atraente do que outras opções? Kickstarter, apesar de suas falhas tem o benefício de ser familiar e testado, e eu a pergunta é se os jogadores hesitarão em transferir seu suporte para outras plataformas. Outra pergunta é sobre os riscos de isto expor as pessoas que são entusiastas sobre um projeto, mas não bem informadas sobre investimentos, poderiam exagerar, sem mesmo ter algo a ser mostrado. Ainda vai levar algum tempo para poder julgar como a Fig afetará o cenário crowdfunding, mas por enquanto a questão é simples. Você está interessado?

Para mais informações: https://www.fig.co/campaigns/outer-wilds

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque