Intel anuncia processador que pode ouvir tudo o que você fala e ativar Cortana só com a voz

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzdGVhbS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDgvaW50ZWwtc2t5bGFrZS1wcm9jZXNzb3IuanBn

A Intel anunciou ontem o lançamento da série de processadores Skylake e eles podem ser assustadores. Por que? Porque eles podem ouvir tudo o que você fala perto do computador.

Os novos SoCs da Intel possuem um processador de sinal digital dentro do chip principal que pode ouvir tudo o que você fala mesmo quando o PC está em modo de espera/baixa energia (low power state). Então, caso o usuário deseje, poderá invocar Cortana mesmo que seu PC ou Notebook esteja nesse estado, e ela prontamente será ativada e ficará a sua disposição. O mesmo vale para caso o usuário queria apenas ligar o computador e deixá-lo pronto para o uso.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLWltYWdlcy5mb3JiZXMuY29tL21hZ2dpZW1jZ3JhdGgvZmlsZXMvMjAxNS8wMy9pbnRlbC5qcGc=

O assustador é fato de ter em sua casa/escritório uma máquina conectada a internet que pode ouvir tudo o que se passa perto dela, e isso pode parecer um tanto quanto preocupante quando o assunto é privacidade, já que crackers podem criar vírus que se aproveitem dessa funcionalidade para colocar "escutas" em seu PC usando seu próprio hardware. Isso só nos lembra aquele filme "Eagle Eye", que no Brasil teve o título alterado para "Controle Absoluto", onde um PC com inteligência artificial controla outros dispositivos pela internet, e vez ou outra usa seus microfones para ouvir as pessoas sem seu consentimento. Daqui a pouco seu computador será quase um Jarvis…

Deixando as teorias da conspiração e ficção de lado, os novos processadores da serie Skylake são bem interessantes. Entre as principais novidades que eles trarão está a possibilidade de usar simultaneamente até 3 monitores 4K com resolução total de 60Hz. Eles também terão um melhor desempenho gráfico de uma forma em geral, um modo de economia de energia avançado e muito mais. Ele inclusive já utiliza o novo processo de fabricação em 14nm, contra 22nm da geração anterior.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzdGVhbS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDgvaW50ZWwtc2t5bGFrZS1wcm9jZXNzb3ItLmpwZw==

Um recurso interessante, e que está ligado a essa questão da ativação por voz, é um recurso chamado de Speed Shift, que é uma nova técnica que permitirá que a CPU altere seu estado de energia. Ela deve melhorar ainda mais o tempo de resposta de um laptop/Notebook quando os mesmos saírem de um modo de espera/baixa energia.

Mal foram lançados e já viraram sonho de consumo entre os usuários e muitos o que querem equipando o novo Surface 4 Pro da Microsoft. Quem sabe…

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque