A humanidade está consumindo mais recursos do que a Terra consegue repor

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jbGlwYXJ0YmVzdC5jb20vY2xpcGFydHMvYWJpL3lqcC9hYml5anA5Y0wucG5n

Os seres humanos, em menos de oito meses, já utilizaram os recursos anuais do planeta. Isto é baseado em uma análise da demanda que a população humana está colocando na Terra, através de diversas ações, como o bombeamento de carbono na atmosfer, a pesca de peixes, e a taxa em que o planeta pode repor estes recursos.

Em que veio a ser conhecido como "Earth Overshoot Day", chegamos ao ponto em que tudo o mais que fazemos este ano será insustentável seis dias mais cedo do que fizemos no ano passado. Tal como está, estamos com a meta de consumir o equivalente a 1,6 planetas ao longo do ano. Para a maioria da história humana nós conseguimos viver dentro dos limites do planeta, mas desde por volta de 1970, a situação começou a chegar em niveis criticos. Naquela época, a humanidade alcançou o dia superação nos últimos dias de dezembro, mas desde então, a humanidade luta para combater isso.

"A quantidade de carbono lançada na atmosfera pela a humanidade duplicou desde o início da década de 1970, quando o mundo entrou em um declinio ecológico. ", explica Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network, que calcula o Earth Overshoot Day de cada ano. "O acordo global para eliminar progressivamente os combustíveis fósseis que estára sendo discutido em todo o mundo antes da Cimeira do Clima em Paris ajudaria significativamente a refrear o crescimento consistente da pegada ecológica e, eventualmente, diminuir o problema."

"Estamos sendo encorajados pelos recentes desenvolvimentos na linha da frente das energias renováveis​​, que vem sendo catalisadas em todo o mundo, o financiamento da indústria de uma economia de baixo carbono é o caminho do futuro ", diz Wackernagel.

Se continuarmos com o negócio como de costume, a humanidade provavelmente estará batendo o dia da superação até 28 de Junho de 2030, para não mencionar a crise que a humanidade irá ter como a produção de alimentos, que vai deixar de cumprir a demanda. Nós já tivemos um gosto deste, quando a escassez de trigo em 2007 e 2008 provocou motins no Egito e outras nações do Oriente Médio.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque