Cearenses se qualificam para mundial de Pokémon TCG

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZ3Mub3Bvdm8uY29tLmJyL2FwcC9ub3RpY2lhXzEzMjM0NjUwNDg4MS8yMDE1LzA4LzA1LzM0Nzk5NzIvMDUwOHZhMDQxMC5qcGc=

Com cerca de um ano de prática, Pedro Nunes, 11 anos, trouxe em junho para o Ceará o troféu do campeonato nacional do jogo de cartas Pokémon Trading Card Game (TCG) na categoria júnior - sucedendo o conterrâneo Erik Takeuti, 10, atual número nove na América Latina. Aos dois, juntou-se ainda Kalebe Monte, 9, terceiro lugar no torneio disputado em São Paulo. Com esses resultados, os três pequenos fortalezenses se qualificaram para participar do Pokémon TCG World Championship, maior torneio da modalidade, que começa no próximo dia 21, em Boston (EUA).

Como campeão nacional, Pedro já está garantido na disputa por ter recebido como prêmio a viagem com as despesas pagas ao lado de um responsável - o pai, Fernando Maia. Já Kalebe e Erik buscam patrocínio e apoios para poderem também representar o Estado na competição, que dá uma bolsa de estudos nos Estados Unidos no valor de US$ 25 mil para os vencedores das três categorias.

Mas, mais que a competição, o que importa para os meninos são outros valores agregados ao game. "Eu gosto do raciocínio por trás do jogo", explica Kalebe, com um olhar compenetrado, apesar de jogar Pokémon TCG há apenas sete meses. "Você tem que aprender a escolher a carta certa no momento certo", explica.

Para Cláudio Takeuti, pai de Erik, a experiência dos garotos com o jogo foi muito positiva - e ajudou muito para a concentração de seu "elétrico" filho. "Muitas crianças costumam colecionar as cartas, mas os pais não sabem o quanto elas podem aprender (jogando). Leitura, concentração, matemática, estratégia, capacidade de decisão", enumera o mais experiente do trio de pais. Erik é considerado um fenômeno nacional da competição e já participou outras duas vezes do World Championship, tendo ficado com a 26ª posição em 2014. Esse ano, no Sana, o menino venceu tanto a categoria Júnior, contra garotos de sua faixa etária, quanto a Master, em que se sobressaiu diante de uma série de adultos.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo