Novo método de animação facial da Disney deixa os jogos e filmes mais realistas

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Um novo método de animação facial desenvolvido por pesquisadores da Disney Research, empresa que dá suporte em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a Walt Disney Company, pode melhorar seus jogos ou filmes no futuro. Há muita precisão envolvida no reconhecimento de pequenos detalhes do rosto.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L21ldG9kby1jYXB0dXJhLWZhY2lhbC0xLTcwMHgzMzEucG5n

Normalmente, uma animação precisa do rosto é feita offline. Isso significa que os pequenos detalhes do rosto não são formados junto com a gravação e por isso é necessário um pré-processamento de possíveis expressões que podem surgir durante a filmagem.

Nesse método introduzido pela Disney Research, todos os detalhes aparecem em tempo real e só é necessário o reconhecimento de alguns segundos de uma nova face. Não é difícil, aliás: um modelo de rosto global pré-definido se adapta às características do rosto e calcula as probabilidades do surgimento de eventuais rugas durante a animação.

Dessa forma, a animação em tempo real é feita com maior velocidade e ainda mantendo qualidade superior. O melhor? Apenas uma câmera qualquer é necessária, sem nenhum hardware adicional. O software é responsável por toda a mágica.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L21ldG9kby1jYXB0dXJhLWZhY2lhbC0yLTcwMHg0NDgucG5n

O método foi desenvolvido com base em composições de baixa resolução. A partir do reconhecimento das principais características faciais, o software estima o surgimento de rugas e outros detalhes menores.

"A aparição local de rugas é uma consequência direta do sombreamento formado pela forma local. Ao aprender a relação entre entre a aparência de imagem local e a formação local de rugas, nós conseguimos reconstruir possíveis rugas faciais em tempo real a partir de uma única câmera RGB."

Derek Bradley, pesquisador na Disney Research, ainda aponta que a inovação não se limita às grandes produções: aplicações variam desde "usuários casuais que querem dar um toque pessoal para um personagem de um jogo a propósitos comerciais nos quais, por exemplo, um consumidor pode aplicar e visualizar maquiagem virtual".

Como as expressões faciais mais detalhadas são geradas junto com a imagem, o método também pode ajudar grandes produções. "Em uma produção de um filme, o nosso método pode permitir a um diretor a avaliar uma performance de um ator diretamente gerada em uma criatura digital enquanto ele grava", acrescentou Derek.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L21ldG9kby1jYXB0dXJhLWZhY2lhbC0zLTcwMHgzOTQucG5n

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L21ldG9kby1jYXB0dXJhLWZhY2lhbC00LTcwMHgzOTQucG5n

Quando comparado a outros métodos, tanto offline quanto online, o criado pela Disney Research oferece maior precisão em pequenos detalhes faciais, sem artefatos imprecisos e ruídos gerados pela renderização. Outras capturas em alta resolução, apesar de serem mais detalhadas, não oferecem visualização em tempo real. Um vídeo que mostra as comparações e como o novo método funciona está disponível abaixo.

TU1hMm9UMXdNSXM=

Mas, como sempre, nem tudo são flores. Um dos problemas da animação facial desenvolvida pela Disney Research é que ela é pouco suscetível a mudanças de iluminação. Isto é, caso haja alteração no sentido da luz que produza uma sombra muito visível no rosto, o sistema fica menos preciso. É recomendável que, durante a captura, haja uma fonte de iluminação diretamente na frente da face. Outra limitação está nos movimentos faciais muito rápidos ou ofuscados, que confundem a animação.

Os pesquisadores acreditam que, conforme a resolução da câmera aumenta, os detalhes a serem capturados pelo método também podem crescer a um nível mesoscópico (entre o microscópico e o macroscópico), como o reconhecimento de poros do rosto, por exemplo.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,