Seu celular também pode projetar hologramas - e estes vídeos explicam como

#Descontração Publicado por wesleyguimaraes111, em .

Assim como diversos outros elementos presentes em Star Wars, a mensagem holográfica da princesa Leia reproduzida por R2-D2 parece coisa de um futuro bem distante. Mas sabia que seu celular também é capaz de exibir um holograma? Ou melhor, quase isso - e tudo que você precisa ter em mãos é uma folha de papel quadriculado, uma caneta, um estilete, quatro pedaços de uma caixinha transparente de CD, fita adesiva e cola.

Quem ensinam são os youtubers Mrwhosetheboss e American Hacker, que ilustraram a experiência em vídeos bem curtos. Pelos tutoriais, é preciso antes de tudo desenhar um trapézio com base de 6 centímetros, laterais de 3,5 cm e topo de 1 cm no papel quadriculado - ou em alguma folha normal, caso você tenha os instrumentos certos ou um pouco mais de noção. Veja abaixo os clipes, que se diferenciam por alguns detalhes.

N1lXVHRDc3Zndmc=

OXQwY09Zdk95NE0=

A ideia é recortar o desenho e usá-lo como molde na caixa de CDs, criando quatro trapézios de plástico a partir da capinha. Eles devem ser colados um no outro com a ajuda de fita adesiva e super cola, formando uma espécie de pirâmide sem a parte de cima.

É essa estrutura que gera o "holograma" quando o smartphone reproduz um vídeo feito especialmente para isso - [iurl=https://www.youtube.com/watch?v=Wsg8KDKVNGE]esse aqui[/iurl], por exemplo, que traz borboletas, tubarões e outros elementos animados. O projetor também pode ser feito com moldes maiores e até usado em cima de uma TV, e nada impede que alguém recrie a mensagem da princesa Leia para ser reproduzida usando essa técnica.

QnBwNWswQVhOVEE=

O resultado, aliás, não é exatamente um holograma, e sim um "reflexo", criado com a mesma mesma técnica que que os produtores usaram para criar o Tupac "holográfico" que apareceu no festival de música Coachella, em 2012 (abaixo). O método de ilusão baseado em reflexos e espelhos é chamado de fantasma de Pepper, e também foi utilizado um show póstumo do brasileiro Renato Russo e em diversas apresentações das Vocaloids, muito populares no Japão.

VEdickZtUEJWMFk=

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais