13 coisas que o Windows 10 faz melhor ou que não podia fazer no Windows 8

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzY2VudHJhbC5jb20vc2l0ZXMvd3BjZW50cmFsLmNvbS9maWxlcy9zdHlsZXMvbGFyZ2VyL3B1YmxpYy9maWVsZC9pbWFnZS8yMDE1LzA2L2hlcm8tdW5pY29ybi5KUEc/aXRvaz00Vmp2SDBjZQ==

Com o lançamento do Windows 10 e suas diversas melhorias e acrescimos com relação ao Windows 8/8.1 uma série de novidades poder ser percebidas pelos seus consumidores. Mais será que você ainda está por dentro das novas ferramentas que não estavam disponíveis na versão anterior do Sistema da Microsoft ou que foram melhoradas? Então confira algumas das novidades nesta seleção que preparamos para você logo abaixo:

1. O retorno do menu iniciar

IMAGEaHR0cDovLzRkbTdwaTNhbmZtczJibjdzazd1MTZoMS53cGVuZ2luZS5uZXRkbmEtY2RuLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS93aW5kb3dzXzEwX3N0YXJ0X21lbnVfYnVnLmpwZw==

Não é o que estamos acostumados, mas o menu iniciar do Windows 10 é um grande avanço comparado se comparado à tela inicial do Windows 8. O recurso funciona como um híbrido das versões 7 e 8, contendo Live Tiles e apps da Windows Store que podem ser substituídos pelos tradicionais atalhos a programas populares de desktop.

2. Arrastar as janelas fixando nas quinas do Desktop

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2RKR05iNUkucG5n

Desde a versão do Windows 7, você pode arrastar as janelas para os cantos para separar a Área de trabalho em duas fazendo com que dois aplicativos ocupem cada metade da tela. Agora, com o Windows 10 isso fica ainda mais interessante. Arrastando as janelas para os cantos superiores e inferiores é possível separar a tela em até quatro fragmentos. Uma ótima pedida para quem trabalha com muitas informações.

3. Mais truques para Power User

O Windows 10 expande os atalhos para Power Users. A abertura de quatro janelas nos quatro cantos da tela e as melhoras no escalamento de display e nas ferramentas de Command Prompt buscam atrair ao novo sistema operacional os usuários de PC repelidos pelo 8.

4. Apps da Windows Store como programas para Desktop

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi53aW5kOGFwcHMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzEwL2luY29ycmVjdC1wcmljZS13aW5kb3dzLXN0b3JlLWFwcHMuanBn

Entre os grandes erros do Windows 8 está o design dos apps da Windows Store. Em nome do touch, a versão do sistema operacional sacrificou os benefícios da computação por desktop e os aplicativos engoliam até a barra de tarefas ao se expandirem.

No Windows 10, a Microsoft compactou os apps em janelas móveis e redimensionáveis, que habilitam uma melhor a integração com o fluxo de trabalho. Uma barra de menu substituiu a Charms Bar e o resultado é uma maior naturalidade dos apps no desktop.

5. Integração do Metro com o Desktop

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYWRnZXRsYXltYW4uY29tL19pbWFnZXMvbmV3cy93aW5kb3dzLTEwLXN0YXJ0c2NyZWVuMi01NjAuanBn

O desktop e a interface Metro se complementam no Windows 10. A maior integração se deve em partes à melhoria no app da Windows Store e no menu iniciar, assim como a erradicação da Charms Bar. O uso de elementos Metro passou a se dar no próprio desktop, otimizando o processo.

6. Interface Adaptável

A Microsoft tentou vender o Windows 8 como um sistema operacional para todos os dispositivos, para isso forçando a mesma interface tanto em tablets quanto em PCs (dispositivos completamente diferentes). O Windows 10 abandona a fórmula e respeita as diferenças dos aparelhos e modifica suas versões de acordo com a tela. Em tablets, por exemplo, ele se assemelha à tela de início do Windows 8.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1BWd21OTU8ucG5n

Com o modo tablet as opções de desktop comum são deixadas de lado para que surjam atalhos maiores e mais acessíveis às interfaces touchscreen. É importante ressaltar que a tela Iniciar torna-se uma versão maior do Menu Iniciar - que faz seu retorno oficialmente ao Windows 10.

Os dispositivos híbridos 2-em-1 contam com o modo Continuum, que adapta a visualização de acordo com o modelo em uso.

7. DirectX 12

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy50cnVzdGVkcmV2aWV3cy5jb20vOTQvMDAwMDMwOWY4LzI4NTBfb3JoMzUwdzYyMC9keDEyLWR4MTEuanBn

Nem todas as mudanças do Windows 10 visam consertar erros de design da versão anterior. A Microsoft quer atrair os gamers enraizados no 7 com a inclusão do DirectX 12, versão atualizada da tecnologia de gráficos API.

O DirectX 12, como o Mantle da AMD antes dele, permite o aprimoramento da utilização da CPU durante jogos sem contar uma integração das memórias de hardwares diferentes de placas gráficas, dando aos desenvolvedores acesso mais próximo ao hardware de gráficos. A Intel e a Microsoft indicam que a cadência pode aumentar em mais de 50% em relação ao DX11. Como alternativa, o consumo de energia pode ser reduzido pela metade.

8. Melhor gerenciamento de Armazenamento

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMS53cC5jb20vbWV1c21hcnRwaG9uZWx1bWlhLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNy90ZXN0ZWEtZi5wbmc=

Trazendo este recurso dos aparelhos portáteis, o Windows 10 permite que você tenha muito mais controle sobre o espaço ocupado pelos dados no seu computador. Basta digitar "Armazenamento" no Menu Iniciar e acessar as ferramentas indicadas para ter acesso a um menu que mostra as porções ocupadas por arquivos de mídia, sistema, aplicativos, jogos e muito mais.

9. Desktops virtuais

IMAGEaHR0cDovL2QuaWJ0aW1lcy5jby51ay9lbi9mdWxsLzEzOTg5Njkvd2luZG93cy05LmpwZw==

O Windows 8 tratou o desktop como só mais um app. Por sua vez, o 10 abraça o desktop virtual - funcionalidade já amada no Linux e no OS X. O suporte às múltiplas áreas de trabalho finalmente está disponível para todos os usuários. Com ele, qualquer pessoa pode abrir uma série de ferramentas de trabalho em um desktop e deixar outro para os itens de mídia, por exemplo. Para fazer a alternância, basta pressionar "Control + Windows + Direcionais (esquerda ou direita)"; porém sua capacidade de suporte de desktops virtuais depende do hardware em questão.

O gerenciamento dos desktops individuais e seus apps é feito pelo Task View, que pode ser acessado pelo ícone na barra de tarefas do desktop.

10. Action Center

IMAGEaHR0cDovL21pY3Jvc29mdC1uZXdzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMS9XaW5kb3dzLTEwLUFjdGlvbi1DZW50ZXIxLmpwZw==

As notificações via pop-up no canto superior direito estão entre as poucas funcionalidades que redimem os apps da Windows Store no sistema operacional 8. Mesmo assim, elas passam longe da perfeição e somem após pouco tempo, defeito corrigido pelo 10.

O remodelado recurso engloba a aba de notificações e vários atalhos para funções do computador. Por ali é possível integrar apps e ter acesso a alertas e interações dos softwares instalados. Vale dizer que a central de ações substitui as Charm Bars do Windows 8 com bastante qualidade.

A próxima versão do Windows traz um novo Action Center à direita da barra de tarefas. Ele abrigará as notificações negligenciadas até sua exclusão, além de contar com botões rápidos para o gerenciamento de Wi-Fi e Bluetooth, início do Tablet Mode, entre outros.

11. Cortana

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi53aW5iZXRhLm9yZy9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL3N0eWxlcy93YXRlcm1hcmsvcHVibGljL25ld3MvU2NyZWVuc2hvdCUyMCUyODQlMjkuanBnP2l0b2s9TExxbkN1T2E=

O assistente digital substitui a função de busca do Windows 8.1, fraca e pouco prática. No Windows 10, a barra de pesquisa está localizada dentro da barra de tarefas do desktop e usa aprendizado de máquina combinado aos serviços do Bing para fornecer um resumo personalizado do dia e as notícias que você pode achar interessantes ao abrir a interface.

Ela permite a interação por voz com uma série de recursos e é capaz de incluir arquivos armazenados no OneDrive nos resultados., sendo um excelente auxílio para os donos de PCs. A versão traduzida da Cortana já está sendo aguardada pelos consumidores há algum tempo.

12. Windows Hello

IMAGEaHR0cDovL3Byb3Bha2lzdGFuaS5way93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMy9VbnRpdGxlZC0xLVJlY292ZXJlZDExLTcwMHgzNTAuanBn

O Windows 8 apresentava as opções padronizadas de autenticação de usuário - código PIN, senha, etc. Nada faltava, mas tampouco empolgava. O Windows 10 supera o antecessor com autenticação biométrica e por dois fatores, encabeçadas pelo Windows Hello que, entre outras coisas, usa câmeras com sensor de profundidade para reconhecimento fácil, automaticamente fazendo o login.

Trazendo pela primeira vez o suporte nativo para o desbloqueio de computadores por meio de impressões digitais. Até o Windows 8, isso era possível somente com a utilização de modificações das fabricantes, mas agora a própria Microsoft adicionou a funcionalidade. Ideal para quem curte ainda mais segurança e privacidade em sua máquina.

13. Novo Navegador Renovado

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aW5kb3dzdGVhbS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDUvbWljcm9zb2Z0LWVkZ2UuanBn

A Microsoft disse adeus ao Internet Explorer. Para isso, ela trouxe o novo navegador Edge, que traz uma renovação bem interessante no design e no motor de navegação. Ele é mais rápido, estável e fácil de usar do que o antigo Internet Explorer, se mostrando atualizado aos novos tempos e às novas necessidades dos consumidores, e o browser continuará recebendo novas atualizações e mudanças; e em breve até o suporte a plugins, algo que é muito pedido pelos usuários.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque