Esta sexta-feira olhe para o céu. É noite de lua azul

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5vYnNub2Nvb2tpZS5jb20vcz13ODAwLHBkMS9vPTgwL2h0dHA6Ly9vYnNlcnZhZG9yLnB0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA3LzQ1NTExODc5OF83NzB4NDMzX2FjZl9jcm9wcGVkLmpwZw==

No próximo dia 31 de julho, a segunda lua cheia do mês vai subir aos céus e roubar protagonismo às estrelas. O fenómeno é raro e conhecido por "lua azul". Caso perca o fenómeno esta sexta-feira, saiba que a próxima lua azul só volta a acontecer em 2018.

Na próxima sexta-feira, 31 de julho, vai ser possível testemunhar - na maior parte do globo - uma lua azul. Trata-se de um fenómeno raro e, ao contrário do que se possa pensar, não tem nada que ver com a cor da lua. A expressão é usada para designar a segunda lua cheia num único mês (a primeira foi no dia 2 de julho). A raridade do evento dá, então, sentido à frase inglesa "once in a blue moon".

O fenómeno só acontece uma vez em três anos, pelo que a última lua azul que "subiu" aos céus foi a 31 de agosto de 2012, lembra o espanhol ABC. E caso não tenha tempo para admirar o único planeta satélite da terra em toda a sua magnitude esta sexta-feira, reserve o próximo dia 31 de janeiro de 2018 - data da próxima lua azul.

O facto de existirem duas luas cheias num mesmo mês deve-se às diferenças entre o calendário civil e o lunar - enquanto os nossos meses podem ter uma duração variável entre 28 e 31 dias, no caso dos lunares o ciclo é sempre o mesmo, isto é, de 29,5 dias (aproximadamente). Por esse motivo, não é de estranhar que, volta e meia, duas luas cheias roubem protagonismo às estrelas num mesmo mês.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo