Usuários relatam os principais problemas encontrados no Windows 10

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMTM1NTI5LmpwZw==

Microsoft finalmente liberou a atualização para o Windows 10 há algumas horas, gerando uma corrida com milhões de usuários ávidos pelos novos recursos do sistema. Mas parece que a lua de mel de alguns com o lançamento de Redmond não durou muito.

Windows 10 chega prometendo ser um sistema familiar que une o melhor do Windows 7 com o melhor do Windows 8/8.1, passando por um longo tempo de testes nas mãos de participantes do programa Insider. Esse período parece não ter sido suficiente, já que usuários na grande rede estão compartilhando experiências desagradáveis com diversos recursos, incluindo alguns dos que listamos entre os motivos para adiar a atualização.

Atualizações automáticas

Como já vimos em outra matéria, a Microsoft modificou a forma do Windows Update trabalhar, forçando as atualizações e permitindo apenas que os usuários adiem as reinicializações necessárias para o processo de instalação. Há o benefício de a gigante de Redmond manter o sistema sempre atualizado com os pacotes de segurança e drivers mais recentes. O problema é quando uma dessas atualizações não está 100% e interfere no funcionamento do sistema, como o que aconteceu com os drivers da NVIDIA, forçando a Microsoft a apresentar uma solução paliativa que permite impedir a reinstalação desses pacotes problemáticos. Isso levou a comentários no blog do Windows como o que você confere abaixo.

  1. Download automático, especialmente para os drivers é uma má ideia. Eles devem ser opcionais. Um driver de gráficos ruim pode estragar toda a sua semana!

Drivers

Ainda envolvendo drivers, outro problema encontrado no Windows 10 é a falta de suporte adequado para recursos de alguns computadores, como conexão Bluetooth e Wi-Fi, touchpad, áudio e outros. E enquanto alguns usuários mais habilidosos conseguem resolver esses entraves com drivers assinados para o Windows 8.1, a maioria dos relatos é como o que você confere a seguir.

  1. Alguém sabe se o Bluetooth está funcionando corretamente...? A única razão que me fez desinstalar o Windows 10 Preview foi a conexão Bluetooth sem funcionar. Ela funciona perfeitamente no Windows 7.
  2. Problema de conectividade Wi-Fi no Windows 10 RTM, muitas vezes só uma reinicialização do sistema corrige isso.

Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft, e sucessor do Internet Explorer, chegou sob muita expectativa, principalmente depois de testes iniciais em que supera todos os concorrentes no quesito velocidade. Mas parece que o Edge ainda não está maduro o suficiente para se tornar o navegador principal. E as reclamações nos fóruns do Windows se repetem.

  1. Microsoft Edge leva muito tempo para carregar sites com gráficos pesados.Edge não permite rolar para baixo em uma página até que esteja totalmente carregada.
  2. Diversos problemas com o Microsoft Edge. É realmente um bom navegador e tudo, mas ainda não compete contra o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera. Um monte de problemas de desempenho e falhas.

Recursos do Windows 10

As novidades do Windows 10 foram apresentadas ao longo de 10 dias em vídeos que fazem parte da campanha publicitária com motivos para atualizar ao novo sistema, mas nas máquinas dos usuários esses recursos não funcionam tão bem como na propaganda. Há relatos de falhas envolvendo os aplicativos de Fotos, Tempo, Windows Store, Cortana (disponível apenas em inglês) e outros, que simplesmente se recusam a abrir ou travam. Até mesmo o renovado menu Iniciar e o novo recurso Continuum (para uso em dispositivos com tela tátil) têm dado dor de cabeça para alguns.

  1. Por favor, procure nos meus arquivos em primeiro lugar, eu vou te dizer Cortana se eu quiser pesquisar na web.
  2. Modo Tablet não está funcionando, não tem boa animação. Na inicialização, não apresenta animação ou as tiles demorar muito. Alternar do computador para tablete também não tem uma boa transição.
  3. É triste. Eu realmente queria a Cortana e a Central de Ações no meu tablet, mas o modo tablet no Windows 10 é um lixo. [...] No meu tablet Atom, o navegador Edge é lento e tem botões pequenos que são difíceis de pressionar. [...] É realmente deprimente usar o Windows 10 em um tablet.

O Windows Media Center, apesar de muitos considerarem um recurso desnecessário, também está deixando sua parcela de insatisfeitos. Como sabemos, a Microsoft havia alertado que a atualização para o Windows 10 eliminaria a funcionalidade.

Finalmente, e apesar de a Microsoft estar tentando tornar o Windows 10 no sistema operacional mais fácil de atualizar, as coisas não estão funcionando como o esperado. O pequeno aplicativo que reservava o sistema nas máquinas com Windows 7/8/8.1 para a instalação do sistema a partir de hoje, simplesmente não funciona para muitos usuários, levando-os a procurar gambiarras que forcem o download e instalação, como publicamos pela manhã. Claro, é importante ressaltar que os sistemas que não cumprem os requisitos não receberão a notificação para atualização, o que pode ter deixado alguns usuários confusos.

Conclusão

O novo Windows 10 é sem dúvida um sistema muito rápido e leve para a maioria dos milhares ou milhões de usuários que já fizeram a instalação, mas ainda precisa percorrer algumas trilhas para ser considerado completo. E a própria Microsoft reconhece isso ao revelar a extinção da forma como entregavam os sistemas anteriores, com versões RTM que recebiam grandes atualizações de tempos em tempos. Com o Windows 10 a gigante de Redmond afirma ter um sistema que estará em constante evolução.

E você, foi um dos ansiosos e corajosos que já instalou o novo sistema? Fez atualização ou instalação limpa? Encontrou algum problema no Windows 10? Compartilhe conosco sua experiência.

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,