Windows 10 pode "quebrar a internet"

#Notícia Publicado por felipsz, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubmVvd2luLm5ldC9pbWFnZXMvdXBsb2FkZWQvMjAxNS8wNi93aW5kb3dzLTEwLWljb24tcHJvbW8tMDlfc3RvcnkuanBn

A Microsoft finalmente apertou o grande botão vermelho para o lançamento do Windows 10 ao redor do mundo. Conforme cada fuso horário chega ao dia 29, uma nova "leva" de atualizações é lançada e distribuída, mas especialistas estão preocupados que a Microsoft colocará as Redes de Fornecimento de Conteúdo (CDN) espalhadas pelo mundo, em sérios problemas. De acordo com Dan Rayburn, analista da Frost & Sullivan, a Microsoft tentou adquirir ainda mais capacidade para o lançamento do Windows 10, mas as CDNs estavam hesitantes de que isso poderia atrapalhar os outros consumidores.

"Eu nunca uso o termo 'quebrar a Internet', porque a maioria das vezes as pessoas dizem isso para alardear um evento na Web. Mas com o grande volume de downloads que a Microsoft está esperando e a capacidade que eles reservaram para entregar esse software, a Internet terá realmente alguns problemas de performance nessa semana," afirmou Dan Rayburn (Analista da Frost & Sullivan).

Dan também revelou através de fontes internas que a Microsoft reservou mais de 40 Tbps nas maiores CDNs (como Akamai, EdgeCast, Level 3 e a Limelight Networks), esperando uma alta taxa de banda a ser utilizada. Mas às 14 horas (horário de Brasília) de hoje, a companhia de Redmond revelou que já haviam ultrapassado a marca de 10 Tbps e que nem todas as regiões do mundo estavam ativadas para download.

Pra comparação, cada evento da Apple costuma consumir cerca de 8 Tbps e somente o lançamento do iOS 8 no ano passado, consumiu cerca de 3 Tbps. Isso significa que o lançamento do Windows 10 poderá ser até 5 vezes maior que qualquer evento da Apple. Se você duvida que esse é um valor muito alto, lembre-se que o Windows 10 estará sendo baixado e instalado em milhões de computadores espalhados por todo o planeta Terra, desde a manhã de hoje.

"Se algo não é entregue ou configurado corretamente, pode derrubar a conexão entre continentes," disse James DeMent (Akamai, Diretor de Linha de Serviços).

André
André #felipsz
, Fim do Mundo