Cientistas desvendam segredos por trás da poderosa mordida do Tiranossauro Rex

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2Rpbm9zYXVyaWFuLWFnZS53ZWVibHkuY29tL3VwbG9hZHMvMi8zLzYvNi8yMzY2MDI3Ni81MzU5MzA0X29yaWcuanBn

Tiranossauro, velociraptores e outros terópodes tinham dentes como facas de cozinha que permitia estilhaçar a presa.

Estruturas secretas escondidas dentro dos dentes serrilhados do Tyrannosaurus Rex e de outros terópodes ajudaram os dinossauros temíveis a rasgar suas presas sem lascar seus dentes brancos e brilhantes, aponta um novo estudo.

Os investigadores analisaram os dentes de terópodes - um grupo de bípedes, em grande parte de dinossauros carnívoros que incluem o T.rex e Velociraptor - para estudar as estruturas misteriosas que pareciam rachaduras dentro de cada dente.

O inquérito revelou que estas estruturas não foram fissuras em tudo, mas dobras profundas dentro do dente que fortaleceu cada serrilhado individual e ajudou a prevenir a quebra quando o dinossauro perfurava através de sua presa, disse o principal pesquisador do estudo ,Kirstin Brink , pesquisador de pós-doutorado de biologia na Universidade de Toronto Mississauga.

IMAGEaHR0cDovL2Nic25ld3MyLmNic2lzdGF0aWMuY29tL2h1Yi9pLzIwMTUvMDcvMjgvMzY1OTc1ZjYtNzc5Mi00YjhhLWFmZmYtY2IxMDAxNGU4YWQ1LzVlYjVmNWIyZWQ1YTFmZjY4OGRjYjI2NmE4NzA0ZWZlL3RoZXJvcG9kLXRvb3RoLmpwZw==

O novo estudo derrubam uma tese da década de 1990, disse Brink. Os pesquisadores notaram pela primeira vez estas fissuras enigmáticas sobre o dente de um primo do T. rex chamado de Albertosaurus, cerca de duas décadas atrás.

Inicialmente, os pesquisadores pensaram que as rachaduras eram sinais de danos, provavelmente adquirido quando o dinossauro comeu uma refeição saudável. Mas a nova análise conclui que não é o caso, disse Brink.

"Eu avaliei dentes de oito outros terópodes além do Albertosaurus , e descobriram que a estrutura esta, na verdade, em todos os terópodes, e não é realmente uma rachadura ", disse a Live science .

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.