Cade investiga Positivo por suspeita de formação de cartel

#Notícia Publicado por rambo2142, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2wzeHlyWkEuanBn

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) começou a investigar nesta semana dez empresas suspeitas de formar cartel em licitações. Entre as investigadas, o nome que mais se destaca é o da Positivo Informática.

As outras nove companhias são revendedoras da Positivo. O Cade também apura o envolvimento de 18 pessoas físicas, duas das quais funcionárias da Positivo.

Segundo o Cade, há suspeita de que as dez empresas, juntas, adotaram práticas anticompetitivas para levar vantagens em licitações públicas e concorrências privadas para aquisição de notebooks, desktops, tablets, lousas interativas e projetores.

Em junho de 2014, o Ministério Público de Santa Catarina cedeu ao Cade documentos referentes à "Operação Licitação Mapeada". Com base no que foi encontrado ali, o órgão apura se a Positivo fez uma espécie de divisão geográfica entre as revendedoras - um esquema de reserva de oportunidades.

Teria funcionado assim: as empresas informavam sobre quais licitações gostariam de participar; se a Positivo aprovasse, as demais revendedoras não poderiam entrar naquela mesma concorrência. Caso alguma das "desautorizadas" participasse, a empresa deixava de receber equipamentos como forma de punição.

Também há indícios de que a Positivo impedia a entrada das revendedoras envolvidas quando ela própria queria participar da licitação.

A Positivo teria ainda centralizado e repassado informações comerciais sensíveis entre as revendedoras, "influenciando a adoção de condutas uniformes entre concorrentes", de acordo com o Cade.

Não termina aí: o órgão afirma ter encontrado indícios "robustos" de outros cartéis nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As revendedoras teriam se organizado para simular competições entre elas que, no final das contas, não existiam.

Situação complicada, não? O Cade informou que os envolvidos serão notificados para apresentar defesa assim que o processo administrativo estiver instaurado.

Em uma curta nota, a Positivo Informática explicou apenas que tomou conhecimento da investigação e que está se inteirando dos fatos. "A empresa irá se manifestar oportunamente no processo em questão".

John
John #rambo2142

Fanboy de nada amo todas as plataformas , quanto mais plataformas eu tiver melhor

, Piraquara PR
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por taffarelkupkovski,