Notebook é o computador da casa dos brasileiros; tablet é usado por apenas 7%,revela pesquisa

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Uma pesquisa realizada pela Ibope Conecta em junho de 2015 com mais de mil internautas, a pedido da Dell, mostra que o PC de mesa, mais conhecido por desktop, perdeu seu reinado para o computador pessoal portátil, o notebook. De acordo com dados da pesquisa apresentados nesta quarta-feira (22), em São Paulo, mais da metade dos entrevistados, 56%, tem como principal computador da casa um notebook, seguido pelo desktop convencional, de mesa, com 31%, quase metade da categoria anterior, sendo que apenas 7% usam o tablet como equipamento principal.

IMAGEaHR0cDovL2JiYXRlcmlhcy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDIvd2ViLW5vdGVib29rLmpwZw==

Foram entrevistados internautas acima de 18 anos e das classes A, B e C, homens e mulheres, e de todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3% e a confiança de 95%.

Logo em seguida do tablet, aparecem duas categorias de produto mais recentes, notebook 2 em 1 (com funcionalidade tablet) e All-in-One (computador de mesa sem torre), ambos com somente 2%. O estudo ainda identificou que os brasileiros têm, em média, 1,9 computadores por domicílio, utilizado por em média duas pessoas, e que os usuários passam cerca de 5,3 horas diárias em frente do computador ou do tablet doméstico.

Além disso, muito embora a Dell trabalhe com um ciclo de vida de 12 meses para o lançamento de computadores pessoais, no Brasil, a troca de equipamento ocorre em no mínimo 24 meses segundo a pesquisa Ibope. Dentre os entrevistados, 34% comprou o principal computador de uso pessoal há mais de dois anos, e 46% pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos meses. O levantamento constatou que 1/4 dos brasileiros que já possuem algum modelo de computador planeja comprar um notebook.

IMAGEaHR0cDovL3dpbmRvd3M4cHJvYmxlbXMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzEyL0Rlc2t0b3AtUEMtNTcweDMzNy5qcGc=

Outro dado sobre os hábitos dos brasileiros chama atenção: o consumo de conteúdo em vídeo. Comparando computadores com tablets, a pesquisa mostrou que o principal uso é o de assistir filmes e seriados, 85% no PC contra 15% no tablet. A navegação na internet aparece depois,em segundo, com 74% das pessoas acessando a web no computador e apenas 26% no tablet.

Segundo a pesquisa, os brasileiros também preferem o computador para acessar e-mail (73% no PC e 27% no tablet) e ler sites de notícias (60% no computador e 40% no dispositivo móvel).

Somente nos usos mais interativos é que o tablet se aproxima do computador na preferência do usuário. Quando o assunto é redes sociais, o computador é a preferência de 51% dos entrevistados, contra 49%. Conversar com amigos e familiares é o único uso em que o tablet se sobressai: 51% preferem o dispositivo móvel enquanto 49% optam pelo computador pessoal. A respeito do uso de computadores e tablets para jogos, a Dell não mostrou dados de comparação entre os dois equipamentos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2cuZ2V0bmluamFzLmNvbS5ici9ndWlhL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL3RhYmxldC5qcGc=

Sobre os formatos de computadores que sobreviverão no futuro, 55% dos entrevistados citaram o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop. A pesquisa ainda identificou que 80% consideram que, em dez anos, o smartphone vai ser o principal ponto de acesso á internet.

Sobre essa perspectiva, Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil, reforçou que a empresa não tem planos atuais nem a longo prazo de entrar neste mercado. "A pesquisa mostra que o smartphone vai ser o principal ponto de acesso, mas não o único. E a Dell vai continuar oferecendo equipamentos para isso, mas não todos os tipos. Para produzir e interagir com alguns conteúdos o usuário ainda vai precisar de produtos mais robustos como computadores.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque