Pioneiro em Inteligência artificial diz que pode ser tão perigosa quanto armas nucleares

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuZGFpbHltYWlsLmNvLnVrL2kvcGl4LzIwMTUvMDcvMTcvMTUvMjRGMTY1QzUwMDAwMDU3OC0zMTY1MzU2LWltYWdlLWEtMzNfMTQzNzE0MjM3NDg1MC5qcGc=

Especialista adverte avanços na AI espelha pesquisas que levaram às armas nucleares.

Professor Stuart Russell, um cientista da computação, que lidera as pesquisas em inteligência artificial, já manifestou sua preocupação de que a humanidade caia no precipício com o avanço da I.A. E isso não é para muito tempo, como você pode imaginar, ele pensa que isso pode ser em breve.

Professor Russell, que é um pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Centro para o estudo de Risco existencial, na Universidade de Cambridge, comparou o desenvolvimento da I.A com o desenvolvimento de armas nucleares.

Segundo o professor, a tecnologia pode ser usada para uso militar. Armamentos perigosos, capazes de assombrosas destruições em massa, seriam controlados não por seres humanos, mas por sistemas de inteligência artificial.

IMAGEaHR0cDovL2kuZGFpbHltYWlsLmNvLnVrL2kvcGl4LzIwMTUvMDcvMTcvMTUvMDAwMDQzOTAwMDAwMENCMi0wLWltYWdlLWEtMjNfMTQzNzE0MTY2MTQ2OS5qcGc=

Ele cita como exemplo o rápido desenvolvimento de capacidades de I.A por empresas como a Boston Dynamics, que foi recentemente adquirida pela Google, para desenvolver robôs autônomos para uso militar.

Outros nomes famosos no meio científico tem o mesmo receio, a exemplo de Elon Musk, que desenvolve foguetes e carros elétricos, bem como o famoso cientista e professor Stephen Hawking.

Elon Musk também concorda que a Inteligência Artificial pode provocar o fim da humanidade e já fez muitos alertas na imprensa sobre isso. Professor Stephen Hawking também se juntou a um grupo de especialistas líderes para assinar uma carta aberta, pedindo que haja garantias de que a inteligência artificial tenha impacto positivo sobre a humanidade.

Em uma entrevista para a revista Science, sobre o tema, ele disse:

Desde o início, o principal interesse na tecnologia nuclear foi a "fonte inesgotável de energia. A possibilidade de armas também era óbvio. Eu acho que há uma analogia razoável entre quantidades ilimitadas de energia e quantidades ilimitadas de inteligência. Ambos parecem maravilhosos até que se pense sobre os possíveis riscos. Em nenhum dos casos ninguém vai regular a matemática. O regulamento das armas nucleares lida com objetos e materiais, enquanto que com a inteligência artificial será uma desconcertante variedade de softwares que ainda não se pode descrever.

Esta semana a revista Science publicou uma série de artigos que destacam o progresso científico em inteligência artificial.

Em um deles, os pesquisadores descrevem a busca de um computador que é capaz de tomar decisões econômicas racionais longe dos seres humanos. Outro descreve como as máquinas estão aprendendo grande volume de informações.

"Eventualmente, eu acho extinção humana provavelmente irá ocorrer e a tecnologia provavelmente irá desempenhar um papel nisso," disse Shane do DeepMind Legg em uma entrevista recente.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,