Apoiado por Stephen Hawking, bilionário russo irá gastar US$ 100 milhões para encontrar ETs

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

O bilionário russo Yuri Milner, um dos primeiros investidores do Facebook e do Twitter, anunciou que irá gastar 100 milhões de dólares para financiar a busca pela vida extraterrestre. O investidor apresentou o projeto nesta segunda-feira (20) em Londres, Inglaterra, ao lado do astrofísico Stephen Hawking, chamado de "líder ideológico" do projeto.

A iniciativa, batizada como Breakthrough Listen ("audição descobridora", em tradução livre do inglês), irá permitir que pesquisadores vasculhem o espaço sideral em busca de sinais de vida extraterrestre pelos próximos dez anos, cobrindo uma área na qual estão localizadas 1 bilhão de estrelas próximas da Terra e outras 100 galáxias fora dos limites da Via Láctea.

Segundo o jornal [iurl=http://www.nytimes.com/2015/07/21/science/yuri-milner-russian-entrepreneur-promises-100-million-for-alien-search.html]The New York Times[/iurl], dois terços da quantia investida por Milner serão usados para construir equipamentos e contratar astrônomos. O restante do dinheiro será usado para pagar o aluguel de dois dos maiores radiotelescópios do planeta, localizados nos Estados Unidos e na Austrália.

Geralmente, o tempo de observação nesses aparelhos é limitado para pesquisadores especializados na busca por vida alienígena, mas o investimento de Milner pretende aumentar o acesso desses cientistas aos radiotelescópios.

Em uma entrevista ao site [iurl=http://uk.businessinsider.com/milners-100-million-search-for-aliens-2015-7?r=US&IR=T]Business Insider[/iurl], Milner afirma que o projeto irá vasculhar uma área dez vezes maior do que as iniciativas anteriores, processando dados em uma velocidade 100 vezes mais rápida. Os cientistas irão priorizar a busca por sinais eletromagnéticos enviados por alienígenas, em vez de buscar formas de vida não inteligentes, como acontece atualmente.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzA3Lzg4NXg1OTItZ2V0dHlpbWFnZXMtNDgxMzcxNzg0LTIwMTUwNzIwMTA0MTI1LmpwZw==

A equipe de pesquisadores, que ficará sediada na universidade Califórnia-Berkeley, será composta por nomes como Geoff Marcy, astrônomo que já encontrou mais de uma centena de exoplanetas, e Frank Drake, astrofísico que fundou o programa Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI).

Drake é um dos pioneiros da pesquisa por sinais de vida extraterrestre e construiu o primeiro observatório que tentou se comunicar com alienígenas, ainda em 1960. O astrofísico também criou a chamada Equação de Drake, que estima o número de civilizações alienígenas que podem ser detectadas. Mas, nas últimas décadas, a pesquisa nesse campo não avançou muito. Até a Nasa teve um projeto SETI, mas cancelou o programa em 1993.

O investidor russo Yuri Milner é pHd em física e foi batizado em uma homenagem a Yuri Gagarin, primeiro ser humano a ir para o espaço. Milner ficou bilionário investindo em pequenas startups que se tornaram grandes empresas de tecnologia e foi um dos primeiros investidores do Twitter e do Facebook.

O empresário também anunciou a criação de uma competição que irá distribuir cerca de 1 milhão de dólares em prêmios, chamada de Breakthrough Message ("mensagem descobridora", em tradução livre do inglês), para criar mensagens que possam ser enviadas aos alienígenas.

  1. "Temos a responsabilidade de não parar de procurar", diz Milner, que não descarta estender o projeto por mais dez anos em 2025. "Por que parar? É uma questão interessante o suficiente para nos fazer seguir em frente."

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque