Preview - Devil's Third

#Prévia Publicado por inuyasha302, em .

Devil's Third é o primeiro jogo produzido por Tomonobu Itagaki desde que abandonou a Tecmo em 2008. A mente criativa responsável por Dead or Alive e Ninja Gaiden não teve tarefa fácil nesta sua nova fase da vida profissional. O período de desenvolvimento do jogo foi demasiado longo e teve inúmeros obstáculos pela frente. Mudanças de motor de jogo e a falência da THQ em 2013 colocaram Devil's Third perto da lista dos projectos cancelados. O fecho da THQ leavou a que os direitos de propriedade de Devil's Third regressassem ao estúdio de Itagaki, Valhalla Game Studios. Mais tarde chegou-se a um acordo de publicação com a Nintendo. Assim, Devil's Third passou de um título multiplataforma da geração PlayStation 3 e XBox 360 para um exclusivo Wii U.

Devil's Third chega a 28 de Agosto às lojas e promete acção visceral para os utilizadores da consola doméstica da Nintendo. Já com a versão final nas mãos e algumas horas em volta de Devil's Third, vamos debruçar-nos sobre o modo single player nesta antevisão.

O enredo de Devil's Third parece uma desculpa forçada para entrar em acção. Ivan, careca e com carisma quanto baste, é o protagonista da campanha. Um ex-mercenário temido por muitos, vê-se libertado do seu encarceramento para tentar emendar o seu passado e derrotar uma malévola organização terrorista à qual pertenceu em tempos. Os satélites e o armamento tecnologicamente mais avançado foram reduzidos à insignificância e a guerra resume-se a combates corpo a corpo entre os soldados ou a uma gama de armas ao dispor de Ivan. Outras surpresas surgirão mas no geral o enredo é facilmente ignorado e cheio de clichés que se vêem em jogos e filmes de acção.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvZXZlcnl0aGluZy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL2Rldmlscy10aGlyZDEuanBn

Este novo projecto de Tomonobu Itagaki foge do hack and slash mais puro visto em Ninja Gaiden. Aproxima-se muito mais de um shooter na terceira pessoa com elementos de combate corpo-a-corpo. A acção é extremamente gráfica, com cabeças a explodir e algum sangue a jorrar pelos cenários, tal como explosões em catadupa. Tem ainda outras nuances que o diferenciam dos shooters mais recentes. Ao contrário da norma recente, a câmara coloca-se atrás da personagem e não sobre o ombro. Há ainda a habitual cover automática mas que tem problemas capazes de causar situações de frustração. Nos combates mais próximos com o inimigo surge a utilidade do "dodge" e do "dash".

O combate pode ser alternado a qualquer momento entre corpo-a-corpo ou com armas. O seu uso depende das situações mas em grande parte do jogo recomenda-se o uso de armamento mais tradicional. Em corpo-a-corpo só se pode ter uma arma de cada vez mas há diversas armas espalhadas pelo cenário e disponíveis para troca. A oferta vai desde canos até catanas. Sempre que se utiliza uma destas armas há uma barra que se enche, a Enbaku, que liberta ataques mais poderosos e rápidos. Pelo que foi possível testar, o combate está longe de ser satisfatório. Com o armamento tradicional, a jogabilidade fica semelhante a qualquer shooter genérico que se encontra no mercado. Vários tipos de armas, desde a caçadeira até armas automáticas e lança-granadas.

A acção de Devil's Third decorre em corredores, salas mais pequenas ou praças abertas. No final de cada nível surge o inevitável boss. Missão após missão, tudo invariavelmente semelhante, com excepção de controlo de veículos em determinados momentos. Mais para a frente há ainda algumas que parecem tiradas de umá cópia de um qualquer Resident Evil. Após o termino de cada missão é desbloqueado o Score Attack que permite fazer um upload das classificações para uma classificação mundial. Uma forma de estender a longevidade do jogo.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9idWZmYWxvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNi9EZXZpbHMtVGhpcmQuanBn

O núcleo de Devil's Third parece divertido, embora demasiado genérico e sem novidades relevantes que o façam destacar-se dentro do género. Contudo, o pior está na vertente técnica. Com as horas de contacto que já levamos, podemos dizer que aí está perto do calamitoso. Graficamente está completamente datado, com problemas graves de texturas, cenários despidos e problemas recorrentes de IA. O desenho das personagens também deixa algo a desejar. Para agravar ainda mais as coisas, a performance do jogo é do pior que se tem visto na Wii U. A framerate tem quebras brutais quando ocorrem explosões ou surgem muitos inimigos no ecrã. Em muitas situações parece uma passagem de slides. Um autêntico insulto para as capacidades da consola da Nintendo.

Esperemos que com mais horas de jogo e com a experiência multijogador Devil's Third consiga recuperar alguma aura. A campanha para um jogador deixou-nos muito apreensivos para com este título. Candidato a uma das maiores decepções da Wii U.

IMAGEaHR0cDovL2VjeC5pbWFnZXMtYW1hem9uLmNvbS9pbWFnZXMvSS84MUxRNUVQTFNrTC5qcGc=

inuyasha302
inuyasha302